Inscrições do Programa Mais Cultura vão até dia 10

Com mais de 34 mil escolas cadastradas, em Sergipe, o Sebrae presta apoio aos interessados

por Adson Santana qua, 07/08/2013 - 15:36

ARACAJU (SE) - O Programa Mais Cultura nas Escolas está com as inscrições abertas até o próximo sábado (10). Uma lista completa com as escolas foi elaborada pelo Ministério da Educação. No total, mais de 34 mil instituições de ensino integradas aos Programas Mais Educação e Ensino Médio Inovador (MEC) poderão participar do edital que pode ser encontrado na internet.

O objetivo do programa é incentivar o encontro entre experiências culturais e artísticas em curso nas comunidades locais e o projeto pedagógico de escolas públicas, ativas nos Programas Mais Educação e Ensino Médio Inovador em 2012. A iniciativa é do Ministério da Cultura (MINc) e da Educação (MEC).

Interesse 

Escolas que tem interesse em parceirias na iniciativa cultural devem elaborar juntas o Plano de Atividade Cultural, seguindo as bases e indicações apontadas nesse texto e no Manual de orientações do Programa Mais Cultura nas Escolas. O diretor da unidade educacional deverá entrar no SIMEC com seu respectivo CPF e senha de acesso, clicar na aba "Mais Cultura", preenchendo os dados solicitados nas abas 'Dados da Escola'; 'Dados do Diretor' e 'Dados do Coordenador'. 

Para avançar o preenchimento, o cadastrador deverá portar em mãos os dados cadastrais, portfólio (formato PDF até 3MB) e texto com histórico de atuação da iniciativa cultural parceira (até 100 caracteres), bem como o Plano de Atividade Cultural construído em conjunto.

Para a jornalista, Thamires Nunes, o que insentivou sua inscrição foi no projeto - junto a uma escola sergipana -, foi unir o conhecimento adquirido durante a faculdade. “O que me motivou foi a possibilidade unir o jornalismo e a moda voltada para a comunidade do Canindé do São Francisco com a certeza de estimular a criatividade dos jovens”, comenta. 

 

Apoio 

Para o consultor de economia criativa do Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebra/SE) Edmilson Suassuna, as iniciativas do Programa Mais Cultura, em Sergipe, está sendo feito de maneira descentralizada. “Através do Sebrae nós estamos tentando levar as informações para os municípios para que as atividades não fiquem concentradas apenas na capital”, explica.

“Nós do Sebrae de Sergipe estamos fazendo capacitações levando as informações a diversos municípios e depois marcamos alguns encontros para consultorias e dÚvidas. O nosso intuito é que os projetos sejam viabilizados para a aprovação e que O Estado possa ter um número de projetos aprovados e executados”, completa.

Para a jornalista Carla Souza - que está na construção de um projeto de iniciativa à leitura para o município de São Cristóvão -,  a consultoria do Sebrae foi muito importante para que ela levasse a diante o projeto. “A vontade de participar do edital partiu de um desejo pessoal e, logo em seguida, fiquei sabendo do curso de elaboração do projetos culturais do Sebrae”, comenta. 

Resultado

A publicação dos projetos selecionados está prevista para o 4º trimestre de 2013 quando também deverá ser efetivado o repasse dos recursos às escolas. Serão contemplados cinco mil projetos em 2013. Tanto iniciativas culturais como escolas poderão inscrever somente um único projeto, elaborado conjuntamente com um único parceiro.

Os projetos serão avaliados por comissão interministerial do Ministério da Cultura e do Ministério da Educação, com a cooperação de pareceristas, professores e pesquisadores de universidade federal.

COMENTÁRIOS dos leitores