Parceria oferecerá mil bolsas de estudo até 2015

Acordo foi firmado nessa terça-feira (27), entre o IEK e o CNPq

por Nathan Santos qua, 28/08/2013 - 13:53
Divulgação Serão beneficiados estudantes do último ano de graduação e para recém-formados que desenvolverem projetos de inovação nas empresas Divulgação

Até o ano de 2015, mil bolsas de estudos serão oferecidas para estudantes do último ano de graduação e para recém-formados que desenvolverem projetos de inovação nas empresas. É o que promete a parceria firmada, nessa terça-feira (27), entre o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O convênio integra a agenda da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), coordenada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Ao todo, o CNPq vai investir R$ 29 milhões no pagamento das bolsas. Os recursos são oriundos do Fundo Verde-Amarelo, da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). O acordo, denominado “Inova Talentos”, prevê que as empresas apresentem projetos de inovação.

As propostas poderão ser inscritas do dia 3 de setembro e 11 de novembro, por meio da grande rede. De acordo com o CNI, os projetos aprovados contarão com o trabalho de profissionais financiados pelo CNPq e a seleção deles será feita pelo IEL e custeada pela empresa. Isso serve também para treinamentos e acompanhamento dos trabalhadores.

Também deverão apresentar projetos os estudantes que querem concorrer às bolsas. Os trabalhos, também abrangendo a ideia de inovação, receberão avaliação de uma banca examinadora composta por especialistas no tema. Segundo o CNI, os selecionados receberão bolsas que podem chegar a R$ 3 mil mensais, durante um ano.

“Esse programa propiciará às empresas mecanismos e informações para se tornarem cada vez mais inovadoras”, destaca o presidente do CNI, Robson Braga de Andrade, conforme informações da assessoria de comunicação da instituição.

COMENTÁRIOS dos leitores