Reeducandos irão trabalhar na limpeza da cidade
Projeto Nova Chance promove a ressocialização de detentos através do trabalho
Um convênio entre o Governo de Pernambuco e a Prefeitura do Recife permitirá a utilização da mão de obra de 200 reeducandos no projeto na limpeza da capital pernambucana. Essa iniciativa, chamada Nova Chance, integra o Programa Pacto Pela Vida e visa reintegrar socialmente detentos através do trabalho.
Os participantes do programa cumprem pena de regime semiaberto na Penitenciária Agroindustrial São João, em Itamaracá, e na Colônia Penal Feminina de Abreu e Lima. Eles atuarão na limpeza urbana (serviços gerais de capinação, jardinagem e varrição), na recuperação de vias e espaços públicos, e nos serviços de manutenção nas áreas de eletricista, pedreiro, pintor, encanador, jardineiro e servente.
Além da remuneração, os trabalhadores são beneficiados com a redução da pena. A cada três dedicados à laborterapia, um ano de prisão é subtraído. Além do Recife, os municípios de Paulista, no Grande Recife, Pesqueira e Canhotinho, no Agreste, e Petrolina, no Sertão de Pernambuco já aderiram ao Nova Chance. Com isso, mais de 400 reeducandos têm a oportunidade de trabalhar.