Atlas faz mapeamento dos setores de comércio e serviços

Intuito é auxiliar os empreendedores na definição de investimento e potencial dos negócios em cada cidade do Brasil

por Nathan Santos qua, 13/11/2013 - 14:31

O Atlas Nacional de Comércio e Serviços está sendo lançado nesta quarta-feira (13), em Brasília, durante o Simpósio Brasileiro de Políticas Públicas para Comércio e Serviços (Simbracs). Fruto de um trabalho do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e outras importantes instituições brasileiras, a ação vai mapear os segmentos de comércio e serviços, auxiliando os empreendedores na definição de investimento e potencial dos negócios em cada cidade do País.

De acordo com o estudo, os municípios paulistas são os que possuem de quatro ou mais pequenos bares e restaurantes por mil habitantes. No Rio de Janeiro, por exemplo, essa é a realidade restrita à capital e arredores.

O Atlas também aponta que no litoral norte paulista e sul fluminense, nas cidades Ubatuba (SP) e Paraty (RJ), por exemplo, existe uma maior concentração de pequenos negócios de serviços em geral. Ao todo, são mais de 20 estabelecimentos por mil habitantes.

O estado de São Paulo, dentro do contexto de diversão, tem uma grande concentração de restaurantes e bares. As cidades paulistas são em grande maioria detentoras de quatro ou mais pequenos negócios na área, por mil habitante.

Com informações da Agência Sebrae de Notícias

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