Paraibana ganha prêmio internacional com pesquisa
A estudante do IFPB desenvolveu um projeto que realiza triagem de pacientes em pronto-socorros
JOÃO PESSOA (PB) - Com um projeto que pretende facilitar o trabalho dos enfermeiros que prestam plantão em pronto-socorro de hospitais de grande movimentação, a estudante Ana Maria Costa Ribeiro foi condecorada com o prêmio internacional “Intel Excellence in Computer Science Award”. A premiação aconteceu no último dia 21, mas a informação foi divulgada apenas nesta quinta-feira (27).
O projeto intitulado “Classificação do grau de emergência médica de pacientes utilizando Inteligência Artificial” foi apresentado na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), realizada em São Paulo. O objetivo é construir um software para Android que faça a triagem de pacientes de acordo com o grau de gravidade.
Ana Maria desenvolveu o projeto no Instituto Federal da Paraíba (IFPB), campus de Campina Grande, e concorreu com pesquisas realizadas em diversas universidades nacionais e internacionais. “Os professores da USP e profissionais de diversas empresas me deram um feedback, que ainda faltava retrabalhar alguns pontos para que o projeto ficasse realmente bom. Com o prêmio e os comentários, me sinto incentivada a continuar”, declarou a estudante.
Para o orientador da pesquisa, Marcelo Portela, a aluna se mostrou com excelente capacidade e por isso ganhou o prêmio. “Ana Maria apresentou uma excelente capacidade de desenvolvimento de projetos, o que é confirmado por sua forte inferência sobre as atividades propostas e habilidade para lidar com temas avançados de pesquisa”, concluiu.