Educador de Arcoverde ganha prêmio nacional de poesia
Com a conquista, professor da Rede Estadual acumula mais de cinco trabalhos de sua autoria premiados em concursos
O professor Carlos Alberto de Assis Cavalcanti, da Escola Industrial de Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, ficou em primeiro lugar no Prêmio Lila Ripoll de Poesia 2014, promovido pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, com o poema “In Foco”. O educador foi destaque entre 582 trabalhos inscritos. Com a conquista, o arcoverdense acumula agora mais de cinco trabalhos de sua autoria premiados em concursos.
De acordo com o professor e escritor, as premiações são mais do que conquistas, elas servem como modelo para estimular seus alunos em sala de aula. “Com meu exemplo pessoal, mostro para eles que é possível qualquer um de nós produzir textos e nos tornarmos escritores”, diz o educador, segundo informações da assessoria de imprensa.
Carlos Alberto ainda falou sobre suas influências. “Nas aulas da professora Maria Helena Pôrto, também de Arcoverde, tive a oportunidade de conhecer muitos escritores. Daquelas lições eu tirei muito da minha referência poética. Também sou leitor assíduo de escritores como Manuel Bandeira, Mario Quintana, Carlos Drummond de Andrade, Nelson Rodrigues, por isso acabo dando uma pincelada do estilo deles nos meus poemas”, revela o professor.
IN FOCO
(Poesia de Carlos Alberto de Assis Cavalcanti)
Um jornal cobre o corpo inerte
estirado na calçada de uma rua;
curiosos formam um círculo
em volta daquele corpo
embrulhado em notícias também mortas;
o jornal é de ontem e o morto não tem amanhã;
ambos jazem hoje,
sob o efeito de furos distintos:
um, jornalístico; outro, balístico.
No dia seguinte, o extinto
vira notícia na página policial
até que outros furos
sejam dados no jornal
por cobertura