Vídeo: Perfil de estudante muda com SSA da UPE

Presidente da comissão de vestibular da UPE fala sobre Sistema Seriado de Avaliação e da adesão ao Enem

por Roberta Patu sab, 15/11/2014 - 12:00
Roberta Patu/LeiaJáImagens Estudante que faz SSA e Enem tem chances dobradas de ingressar na UPE Roberta Patu/LeiaJáImagens

A rotina de se dedicar aos estudos mais cedo e se preparar para os processos seletivos de instituições de ensino superior está mais comum nos últimos anos. Principalmente quando os estudantes almejam aprovação em uma universidade pública, que adota o Sistema Seriado de Avaliação (SSA), como a Universidade de Pernambuco (UPE). O Sistema é aplicado durante os três últimos anos do ensino médio e tem como proposta avaliar os estudantes ao final de cada ano letivo.

O presidente da Comissão Permanente de Vestibular da UPE, Ernani Martins Santos, explica como funciona o Sistema. “O SSA significa Sistema Seriado de Avaliação e o objetivo é avaliar o desempenho dos alunos regularmente matriculados no ensino médio. Através dele, os estudantes também podem se autoavaliar e identificar as principais dificuldades”, enfatiza o presidente durante entrevista ao Portal LeiaJá.  

Ernani também comentou a obrigatoriedade de cada SSA. “Para alguns cursos é possível ser aprovado fazendo apenas dois SSA. Porém, é conveniente ressaltar que dos três, os candidatos devem fazer no mínimo dois e obrigatoriamente o SSA3, o último, porque o nível da prova é diferenciado e a comissão cobra a elaboração do texto dissertativo”, detalha o presidente.

Para conseguir atingir bons resultados nas provas, muitos estudantes começam os estudos mais dedo. Uma prova disso, de acordo com o professor do Conexão Curso Isolada, Marconi Sousa, é que os discentes do ensino médio estão recorrendo mais cedo aos preparatórios para o SSA. “Eles estão mais preocupados. Hoje em dia é mais comum observar alunos do primeiro e segundo ano se dedicando às disciplinas como matemática, que é a base para as matérias de química e física”, lembra o educador.

A estudante do terceiro ano, Maria Eduarda Gomes, de 17 anos, pretende ser aprovada no curso de direito e diz que se prepara desde o primeiro ano. “Fiz todos os SSAs da Universidade de Pernambuco. E mesmo com objetivo de passar no curso de direito, acho fundamental fazer isoladas, inclusive, de disciplinas que não são minhas especificas. Até porque a concorrência é muito grande”, enfatiza a vestibulanda.

O presidente da Comissão de Vestibular da UPE ainda observou que com o SSA, o perfil dos estudantes do ensino médio mudou. Além disso, ele ressalta que mesmo com a adesão ao Exame do Ensino Médio (Enem), o SSA permanecerá e apenas o vestibular tradicional será extinto. Com isso, os estudantes que fizerem o Enem e o SSA terão chances dobradas de ingressar na instituição. Assista ao vídeo abaixo. 

As provas do SSA3 serão realizadas neste domingo (16) e segunda-feira (17). Os exames do SSA1 e SSA2 serão aplicados no dia 30 de novembro e 1° de dezembro. Já a última versão do Vestibular Tradicional será dos dias 7 e 8 de dezembro. 

COMENTÁRIOS dos leitores