Quando descansar após os vestibulares?

Segundo especialistas, tempo de descanso pode variar de acordo com o desempenho de cada fera

por Aline Cunha dom, 14/12/2014 - 14:02
Roberta Patu/LeiaJáImagens/Arquivo Boa parte dos vestibulares é realizada no final do ano Roberta Patu/LeiaJáImagens/Arquivo

Chegando ao final da bateria de provas de vestibulares, o primeiro pensamento que temos é de que os feras querem descansar. Porém, para alguns estudantes, isso não acontece assim. Muitos afirmam que preferem decidir o quanto vão relaxar após saberem o resultado de seu desempenho e depois da divulgação das notas. Mas, os cansaços mental e físico podem prejudicar a saúde dos estudantes.

Para a psicóloga Maria Helena Carvalho, o tempo de descanso dependerá do desempenho do fera no ano e do resultado do vestibular. “Acho que depois de um ano de correria, o estudante tem que ter um período de relaxamento. Isso para o fera de terceiro ano que estuda na escola e nos cursinhos”, afirma. “Mas o excesso de estudo pode gerar uma estafa ou um problema grave, por isso sempre é bom ter uma linha que divida essa relação. É preciso ter cuidado”, complementa.

Apesar de ter um ano corrido por estar concluindo o ensino médio, o estudante André Pereira acredita que não se saiu bem no vestibular e irá mudar a forma como estuda. “Sei que meu desempenho não foi lá dos melhores. Por isso não pensarei em descansar porque vou perder tempo. Usarei as festas de fim de ano para tirar a estafa da escola e em janeiro voltar com tudo”, diz André.

Época de festividades no encerramento do ano é o momento em que o relaxamento é essencial. “Depende de cada fera, mas nesta época é o melhor momento para arejar a cabeça e curtir o momento em família. É o momento em que todos os estresses devem ser esquecidos”, declara a coordenadora pedagógica do BJ Colégio e Curso, Fabiana Nascimento.

De acordo com o professor de língua portuguesa Roberto Falcão, cada aluno tem uma maneira diferente de analisar o momento certo de tirar uma pausa. “Não posso dizer ao certo quando se deve descansar. Até porque vai depender do desempenho do estudante. O conselho que dou para os que não estão seguros de suas aprovações é de que comece desde cedo a estudar e procurar os cursinhos com as matérias que mais têm dificuldade”, explica.

O que fazer para relaxar?

O escritor inglês Aldous Huxley dizia “todo excesso traz, em si, o germe da autodestruição”. É com esse pensamento que a psicóloga Maria Helena Carvalho revela que o tempo pode ser usado para os estudos de uma maneira correta e produtiva. Exercícios como caminhadas, corridas, musculação e práticas de esportes podem ser boas pedidas para quem quer relaxar e depois voltar a mergulhar nos livros.

“O importante é tirar um tempo e diminuir o ritmo. Não precisa correr tanto, nem engolir os assuntos. Agora é a hora de tirar um tempo para si e reavaliar o ano que teve. Os exercícios são bons por conta disso. Eles nutrem o corpo e nos deixam bem”, afirma.

COMENTÁRIOS dos leitores