MEC escolhe três cidades de PE para ter cursos de medicina

Municípios de Salgueiro, Arcoverde e Araripina foram pré-selecionados para ter a graduação em instituições de ensino privadas

por Nathan Santos sex, 03/04/2015 - 00:14

Salgueiro, Arcoverde e Araripina são as mais novas cidades de Pernambuco que ganharam a oportunidade de ter cursos de medicina. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (2), pelo Ministério da Educação (MEC), através da divulgação de um chamamento público para a instalação da graduação em instituições de ensino privadas. Além dos municípios pernambucanos, outras 19 cidades brasileiras, distribuídas entre os estados do Norte, Nordeste e Centro Oeste, também receberão a qualificação.

Segundo o MEC, a instalação dos curso faz parte das ações para expandir o programa Mais Médicos, do Governo Federal. O Ministério escolheu as 22 cidades levando em consideração que, a relação de vagas em cursos de medicina por 10 mil habitantes é inferior a 1,34. Além disso, o índice de médicos a cada mil habitantes é menor que 2,7.

De 13 a 24 deste mês, as prefeituras interessadas em receber os cursos devem confirmar participação por meio de um sistema do MEC. Os municípios devem respeitar algumas regras, como não ter curso de medicina e estar, no mínimo, a 75 quilômetros de locais que tenha essa graduação. Outra exigência é que o município não seja capital do estado e que tenha mais de 50 mil habitantes, entre outras solicitações.

Ainda de acordo com o MEC, depois da adesão das cidades interessadas, serão realizadas visitas técnicas no prazo de 11 de maio a 26 de junho. O objetivo é verificar se a estrutura da rede de saúde local atende o mínimo necessário para comportar as atividades práticas da qualificação.

Os 22 municípios pré-selecionados farão parte do edital de seleção de instituições. As cidades que não conseguirem um resultado satisfatório durante as visitas técnicas poderão ser excluídas do processo seletivo ou ser integradas na relação de espera. A previsão de divulgação do resultado final é para o dia 31 de julho. Já a divulgação das instituições de ensino aprovadas nessas localidades será em 24 de junho.

Números

No processo de vagas de medicina em cursos já existentes, o Governo Federal autorizou 4.680 oportunidades em todo o País, sendo 1.343 em universidades públicas e 3,203 em estabelecimentos de ensino privados. Até 2017, a previsão do Governo é atingir a oferta de 11,5 mil vagas.

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores