Edição 2015 do Enem prisional será realizada em dezembro

No ano passado, mais de 38 mil inscrições foram registradas

por Nathan Santos ter, 29/09/2015 - 14:46
Fernando da Hora/LeiaJáImagens/Arquivo Provas serão realizadas nos dias 1º e 2 de dezembro Fernando da Hora/LeiaJáImagens/Arquivo

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 para pessoas privadas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa iniciará, na próxima segunda-feira (1º), suas inscrições. O procedimento será feito pelos órgãos responsáveis pelas prisões até 23 de outubro, através do site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

As provas do Enem prisional serão realizadas nos dias 1º e 2 de dezembro, nos presídios e unidades socioeducativas. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), no primeiro dia do Exame, os candidatos serão submetidos a provas de ciências humanas e suas tecnologias (história, geografia, filosofia e sociologia) e de ciências da natureza e suas tecnologias (química, física e biologia), com duração de 4 horas e 30 minutos. Já no segundo dia, os feras responderão questões de matemática, linguagens, códigos e suas tecnologias (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação), além da redação. Para essa fase, a duração será de 5 horas e 30 minutos.

Os estabelecimentos prisionais deverão indicar um responsável pedagógico que ficará responsável pelas inscrições dos candidatos. Ele também deverá encaminhar a participação de cada detento no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e em outros programas de acesso à educação superior.

No ano passado, o Enem prisional recebeu mais de 38 mil inscrições. Outros detalhes sobe a edição 2015 podem ser encontrados no edital publicado pelo Inep.

COMENTÁRIOS dos leitores