Criação de modelos em 3D é tema de curso de extensão

Técnica está sendo objeto de minicurso dentro da programação do Capacita 2016, oferecido pela Universidade da Amazônia (Unama), em Belém

por Raiany Pinheiro seg, 18/01/2016 - 15:04

Transformar conhecimento em qualificação e capacitação é o que visa o projeto de cursos de extensão Capacita, oferecido pela Universidade da Amazônia (Unama), em Belém. O projeto começou no dia 11 de janeiro e vai até o próximo dia 31. Dentre os cursos ofertados e que foram distribuídos nas áreas da Saúde, Humanas, Exatas e Jurídicas, está o curso de Sketchup (software para a criação de modelos em 3D no computador). A oficina foi realizada na manhã desta segunda-feira (18), no campus Alcindo Cacela.

O minicurso abordou as práticas de modelagem em desenho 3D e foi voltado para estudantes de Arquitetura, Designer e Engenharia. A oficina foi ministrada pelo professor e arquiteto Rodrigo Lauria, que falou sobre a importância do Sketchup. “Nesse mundo da informática e todas as transformações que estão acontecendo na área da tecnologia é essencial que o estudante tenha domínio dessa ferramenta computacional que vai ajudá-lo diretamente em sua formação”, afirmou.

De acordo com o arquiteto, o Sketchup é uma ferramenta muito utilizada na academia. “Boa parte dos professores pede sempre que os alunos façam estudos volumétricos e estudos com forma, e o Sketchup é uma ferramenta a mais que o acadêmico pode utilizar dentro do curso e futuramente em sua vida profissional. Como nem todas as pessoas têm habilidade e a paciência para trabalhar com maquete e desenho feito à mão, a ferramenta Sketchup vem dar esse suporte para o aluno”, informou.  

O professor acrescentou que o mercado está cobrando noções básicas do Sketchup. “Para quem quer conseguir um estágio na área da arquitetura ele é um curso básico. Por ser um curso básico, a maioria das empresas que trabalha com a contratação de estagiários exige que o aluno saiba utilizar pelo menos a parte básica do programa”, disse.  

O estudante Jorge Assis, que cursa o 1º semestre de Arquitetura, informou que o minicurso vai ajudá-lo a futuramente conseguir um estágio. “Como pretendo estagiar, ter esse minicurso de Sketchup no currículo vai me ajudar a ter um diferencial. Como acadêmico penso que o curso vem contribuir muito com o nosso desenvolvimento em sala e futuramente no mercado de trabalho”, contou.

A estudante Taise Renata, do 5º semestre do curso de Arquitetura, fez o minicurso de Sketchup em 2014 e falou sobre a facilidade de usar o programa. “Para mexer no Sketchup não precisa saber fazer cortes, o que o torna brincadeira de criança. Nele também tem o armazém 3D pra baixar porta, janela, mobiliário. Com ele eu posso fazer maquete, mostrar o projeto em 3D, enfim, ele é bem útil e principalmente extremamente fácil”, afirma. 

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores