Depois do listão do Sisu, veja o que resta para os feras

Candidatos devem ficar atentos aos prazos da lista de espera e do ProUni

por Roberta Patu seg, 18/01/2016 - 16:25
Clélio Tomaz/LeiaJáImagens/Arquivo ProUni é uma boa alternativa para quem não passou no Sisu Clélio Tomaz/LeiaJáImagens/Arquivo

Os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e se submeteram ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) já podem consultar se foram aprovados ou não no site do Sisu. Agora, os estudantes precisam ficar atentos às datas das matrículas e as chamadas que já têm datas pré-definidas.  Nesta edição, o Sisu ampliou em 10,9% o número de vagas em relação à primeira edição de 2015, passando a ofertar mais de 228 mil oportunidades.

O sistema recebeu a inscrição de 2.712.937 de candidatos para 228.071 vagas em 131 instituições públicas de educação superior. O total de inscrições chegou a 5.275.613, uma vez que cada candidato pode fazer duas opções de curso.

Os candidatos selecionados terão os dias 22, 25 e 26 próximos para efetuar a matrícula na instituição de ensino em que foram aprovados. Já os que não foram selecionados podem manifestar interesse em participar da lista de espera, até o 29 deste mês.

Lista de espera - Podem entrar na lista de espera os inscritos que não foram selecionados em nenhuma das duas opções na chamada regular e aqueles selecionados na segunda opção, independente de terem efetuado a matrícula. Entretanto, a participação da lista de espera está restrita à primeira opção de vaga do candidato.

Para se cadastrar, os interessados precisam acessar o site do Sisu, na área do Boletim, e clicar no ‘botão’ que corresponde à confirmação de interesse em concorrer. A partir daí é acompanhar a lista de espera junto à instituição, na qual manifestou interesse. A convocação da lista de espera acontece a partir do dia 4 de fevereiro.

ProUni - Os candidatos que se inscreveram no Sisu também pode se cadastrar no Programa Universidade para Todos (Prouni). Caso o candidato seja selecionado nos dois programas deverá optar pela bolsa do Prouni ou pela vaga do Sisu, pois é vedado ao estudante utilizar uma bolsa do programa e estar, simultaneamente, matriculado em instituição de educação superior pública e gratuita. As inscrições para o ProUni começam nesta terça-feira (19) e seguirão até 22 de janeiro, pelo site do programa.

A pré-seleção em qualquer das chamadas do Prouni assegura ao candidato apenas a expectativa de direito à bolsa, condicionando o efetivo usufruto à regular participação e aprovação nas fases posteriores do processo seletivo, bem como à formação de turma no período letivo inicial do curso. O estudante pré-selecionado no Prouni só pode solicitar o cancelamento da matrícula em instituição de educação superior pública e gratuita após a assinatura do Termo de Concessão de Bolsa do Prouni.

A lista de bolsas disponíveis está disponível no site do Mec. Confira o cronograma do ProUni a seguir:

Período de inscrições: 19/01 a 22/01

Resultado da 1ª chamada: 25/01 

Comprovação de informações da 1ª chamada: 25/01 a 01/02 

Resultado da 2ª chamada: 12/02 

Comprovação de informações da 2ª chamada: 12/02 a 18/02 

Prazo para participar da Lista de Espera: 26/02 a 29/02 

Comparecimento dos candidatos para entrega da documentação: 08/03 e 09/03 

Caso o candidato não consiga ingressar nem pela lista de espera e nem pelo ProUni, ele deve ficar atento ao próximo processo seletivo, que será realizado no início do segundo semestre. 

COMENTÁRIOS dos leitores