UFPE comemora 70 anos com e estende celebrações até dia 15
Estudantes contarão com lançamento de livros, exposições e missa de Ação de Graças, na instituição
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) comemora seus 70 anos nesta quinta-feira (11). A programação oficial se estenderá até a próxima segunda-feira (15) e, no decorrer dos próximos 12 meses, serão realizados outros eventos vinculados à programação de celebração da septuagenária instituição.
As festividades começaram na manhã desta quinta, com a palestra “A importância da língua portuguesa para a solidariedade e integração entre os povos”. O discurso foi ministrado pelo reitor da Universidade de Coimbra (Portugal), professor João Gabriel, no Auditório Reitor João Alfredo, no prédio da Reitoria.
Os estudantes ainda contarão com lançamento de livros, exposições e missa de Ação de Graças, na instituição. Os festejos se encerram na segunda, às 16h, com conferência do embaixador Celso Amorim sobre "Questões democráticas e dilemas da política externa brasileira, com lançamento de livro.
A UFPE hoje conta com 100 cursos presenciais e cinco na modalidade a distância. Os três campi da instituição reúnem 2.834 docentes.
Confira a programação abaixo:
Dia 11
Auditório João Alfredo (Reitoria)
9h30 - Abertura das festividades: Saudações do reitor Anísio Brasileiro, da vice-reitora Florisbela Campos e do professor Silvio Romero Marques, presidente da Comissão dos 70 anos da UFPE.
- Lançamento do Livro “A criação do futuro, perspectivas e desafios da UFPE”, de Anísio Brasileiro.
- Apresentação musical - Duo Paula Bujes, no violino, e Pedro Huff, violoncelo.
- Palestra “A importância da língua portuguesa para a solidariedade e integração entre os povos”, com o reitor da Universidade de Coimbra (Portugal), professor João Gabriel Monteiro de Carvalho e Silva.
16h - Missa em Ação de Graças.
Salão Nobre da Faculdade de Direito do Recife
19h - Concerto Musical - Flauta de Bloco, sob coordenação da professora Daniele Cruz.
- Lançamento do Livro “A Casa de Clóvis e de Andrade Bezerra”, do professor José Luiz Delgado.
- Conferência do reitor da Universidade de Coimbra, professor João Gabriel Monteiro de Carvalho e Silva, sobre o tema “A Faculdade de Direito de Coimbra como precursora da Faculdade de Direito do Recife”.
- Mesa-redonda com os professores Luiz Delgado e Francisco Queiroz, da FDR. (A data marca, também, os 189 anos dos cursos jurídicos no Brasil, tendo sido iniciados em 1827, por decreto do imperador Pedro I que, instituiu os “Cursos de Ciências jurídicas e sociais, um na cidade de S. Paulo, e outro na de Olinda”).
Dia 12
Campus Joaquim Amazonas - UFPE/Recife
9h30 – Biblioteca Central – Lançamento do livro “Os Leviatãs estão fora do ar”, de Flávio Cunha Rezende.
10h – Auditório da Biblioteca Central - Reunião do reitor da Universidade de Coimbra, professor João Gabriel Monteiro de Carvalho e Silva com pesquisadores da UFPE, visando estabelecer projetos de cooperação acadêmica entre as duas instituições.
16h – Auditório Professora Gilda Lins – Editora UFPE - Culto ecumênico.
Instituto de Arte Contemporânea – Centro Cultural Benfica (Rua Benfica, 157)
19h - Abertura da exposição "Mão Dupla", de Eudes Mota (Instituto de Arte Contemporânea) e show de Matheus Mota.
Dia 14
Teatro de Santa Isabel
19h - Apresentação - Coro Contracantos e Grupo instrumental Contraventos. Regência e direção musical: Flávio Medeiros
- Solenidade de instalação do ano comemorativo do 70° aniversário da UFPE.
Dia 15
Biblioteca Central (Auditório 3)
16h - Conferência do embaixador Celso Amorim sobre "Questões democráticas e dilemas da política externa brasileira, com lançamento de livro.
LeiaJá também