IFPE abre 4746 vagas de níveis técnico e superior
As inscrições para o vestibular 2017. 1 do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) serão abertas na próxima segunda-feira (10). Dois novos cursos foram criados
As inscrições para o vestibular 2017.1 do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) serão abertas na próxima segunda-feira (10). Neste ano, a instituição oferece 4.746 vagas, sendo 50% destinadas ao sistema de cotas, para os 16 campi e os sete polos de ensino a distância (EaD). As provas serão realizadas dia 27 de novembro.
Neste ano, a novidade é a criação de dois novos cursos: engenharia mecânica, no campus Recife, e engenharia elétrica, nos campi Garanhuns e Pesqueira. O curso da capital pernambucana ofertará 35 vagas. Já a capacitação do agreste do estado oferecerá 40 vagas para Garanhuns, com entrada por meio do Vestibular, e outras 40 para o campus Pesqueira, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
De todas as vagas oferecidas, 1.299 são voltadas para a formação técnica aliada às disciplinas do ensino médio. Outras 2.060 estão destinadas para quem já concluiu o ensino médio, e 144 para a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), este para quem tem mais de 18 anos e não concluiu a etapa escolar. Para os cursos superiores, 1.243 oportunidades são ofertadas por meio do Vestibular.
As inscrições devem ser feita pelo site da Comissão de Vestibulares e Concurso (CVest) do IFPE. É necessário pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 25 para os cursos técnicos e R$ 50 para os cursos superiores. Para solicitar a isenção, da taxa de candidatura, os participantes devem acessar o site da Comissão de Vestibulares do instituto, até o dia 13 de outubro. Em seguida, o candidato deve procurar o campus onde pretende concorrer à vaga e entregar a documentação exigida.
Acessibilidade
Aqueles candidatos que tiverem deficiência motora, visual, auditiva ou cognitiva podem solicitar a aplicação de provas em condições especiais. A comissão pode disponibilizar um fiscal para marcação do gabarito, uma versão da prova com fonte ampliada, um ledor para prova ou um intérprete de Libras. Para fazer a solicitação, é preciso apresentar requerimento, disponível no Manual do Candidato, e entregá-lo, juntamente com o atestado médico, contendo diagnóstico e Código Internacional de Doenças (CID). O prazo para realizar esse processo é de 10 de outubro a 4 de novembro.