MEC afirma que AGU penalizará responsáveis por ocupações

Em rede social, Instituto negou a possibilidade de cancelamento do Enem e afirmou que já acionou Advocacia-geral da União contra ocupações em escolas e centros acadêmicos

qua, 26/10/2016 - 09:09
Wilson Dias/Agência Brasil Presidente do Inep critica inverdades sobre cancelamento Wilson Dias/Agência Brasil

Com a ocupação das instituições públicas de ensino por estudantes contrários ao teto dos gastos públicos, previsto na PEC 241, aprovada em segunda votaçao na Câmara Federal nesta terça (25), várias mensagens com a informação de que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) seria cancelado ganharam força nas redes sociais. Ainda nesta terça-feira (25), a presidente do Inep Maria Inês Fini afirmou que as mensagens são inverídicas e que a Advocacia Geral da União (AGU) tomará as providências necessárias para a "responsabilização dessas ocupações".

“Lamentavelmente, há pessoas que neste momento tão importante na vida dos jovens brasileiros ainda se insinuam nas redes sociais com informações falsas, com falsas publicações acerca do tema da questão ou de uma ou outra prova”, criticou Inês em entrevista à TV MEC. Já na sua página no Facebook, quando questionado em relação às ocupações, o Ministério afirmou:

“Informamos que se até dia 31 de outubro não houver desocupação de escolas onde o #Enem2016 será realizado, o Inep irá suspender as provas nesses locais e marcar nova data. Já solicitamos à Advocacia Geral da União (AGU) que adote providências jurídicas cabíveis com relação à responsabilização dessas ocupações.”

Durante uma entrevista, a presidente do Inep Inês reforçou que contará com o Exército brasileiro, a Polícia Federal, com a Secretaria de Segurança, com as Polícias Militares, corpo de bombeiros e com uma rede de colaboradores muito grande.

Para o Exame de 2016, mais de oito milhões de estudantes vão fazer a provas, distribuídos em 1.717 municípios e 170 mil locais. Além disso, 40 mil agentes de segurança prestam a segurança e 60 batalhões militares recebem as provas e trabalham na distribuição. Este ano, o Enem conta com duas novidades: a identificação digital dos estudantes e novos procedimentos de vistoria com detectores de metais que serão aplicados em todos os banheiros dos locais de provas. 

Confira algumas das postagens sobre o cancelamento do Enem publicadas no Twitter e que assume o trend topics:

LeiaJá também

--> Câmara aprova em segundo turno PEC do teto 

--> Estudantes iniciam 1ª ocupação no Campus Recife da UFPE

 --> Alunos ocupam a UFPE em Vitória de Santo Antão

 --> UFPE: CFCH é ocupado em protesto contra a PEC 241 

COMENTÁRIOS dos leitores