Enem: biologia perde interdisciplinaridade e cobra técnica

Assuntos que não eram recorrentes nas provas voltaram a cair, segundo o professor Douglas Marques

sab, 05/11/2016 - 18:20
Roberta Patu/LeiaJáImagens Professor Douglas Marques afirma que Enem cobrou assuntos antigos Roberta Patu/LeiaJáImagens

A parte da disciplina de biologia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano voltou aos termos antigos, segundo o professor Douglas Marques, integrante do curso Os Caras de Pau do Vestibular. De acordo com o docente, mais ou menos metade da prova foi focada em ecologia. Além disso, a disciplina perdeu a grande característica do Enem, a interdisciplinaridade, por conta dos conteúdos técnicos exigidos dos alunos.

Segundo o professor, a prova voltou a tomar assuntos praticamente já abandonados pelo Enem. “Um deles é a questão de bioenergética, e assuntos como zoologia, botânica, que eram temas que dificilmente caíam, voltaram a cair em massa”, explicou Douglas. Além dessas temáticas, o Exame ainda focou muito em impactos ambientais. 

De outro ângulo, outros assuntos que tinham grande incidência no Exame deixaram de ter a mesma proporção de antes. “Biotecnologia não voltou a cair, a questão de programa de saúde está vindo muito fraca, que era uma aposta bem alta para este ano”, enfatizou o professor. 

Já em termos de fisiologia, o sistema também mudou. Sistems circulatório, respiratório, digestivo e endócrino voltaram a ser cobrados. “Já botânica surpreendeu todo mundo porque fisiologia vegetal não caía desde 2011 ou 2012, e a última questão foi fechando com a origem da vida, que é uma questão que a gente não vê desde 2012”, detalha Douglas Marques.

Apesar das grandes mudanças, o professor afirma que a prova não foi complicada. “A prova de biologia não foi difícil, mas foi uma prova que surpreenderia todo mundo, até porque muitos deles podem não ter visto os assuntos da melhor maneira no ensino médio”, completa o professor.

Com informações de Roberta Patu

LeiaJá também

--> Mais de 8,3 milhões de feras fizeram o Enem, diz Inep

--> Vídeo: veja como foi o primeiro dia de provas do Enem

--> Suposta transmissão do Enem pela web é falsa, diz Inep 

 

COMENTÁRIOS dos leitores