Enade registra baixa abstenção
De acordo com o MEC, mais de 195 mil universitários responderam o Exame nesse domingo (20)
O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta segunda-feira (21), o balanço dos participantes do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), realizado nesse domingo (20). De acordo com a pasta, 90,7% dos inscritos fizeram a prova, o que corresponde a menor taxa de abstenção para o primeiro ciclo avaliativo dos segmentos de saúde, ciências agrárias, entre outros.
Mais de 195 mil universitários, oriundos de 18 áreas, responderam o Enade. Nesta edição, a abstenção foi de 9,3%, enquanto que em 2013 e 2010 os percentuais foram de 14,1 % e 19%, respectivamente.
Alguns dos cursos que foram abordados no Enade são enfermagem, agronomia, educação física, medicina veterinária, serviço social, odontologia, zootecnia, entre outros. Levando em consideração os estados, tiveram as maiores abstenções no Amazonas (20,2%), Roraima (14,3%) e Pernambuco (13,4%). Já os menores números de percentuais foram registrados no Rio Grande do Sul (6,1%), Rondônia (6,2%) e Ceará (6,4%).
Ainda de acordo com o MEC, na próxima quarta-feira (23) será divulgado o gabarito da prova, enquanto que a publicação do padrão de respostas dos quesitos discursivos será anunciada posteriormente. Até o dia 30 deste mês, os estudantes participantes do Enade devem responder ao questionário disponível na internet. Ele é obrigatório e o não preenchimento pode impedir que o aluno conclua a graduação.
Segundo o MEC, “os resultados do Enade, aliados às respostas do questionário, são fundamentais para o cálculo dos indicadores de qualidade da educação superior”. Iniciado em 2004, o Exame avalia o desempenho dos universitários, analisando competências e habilidades necessárias para a formação profissional.