Seminário debate responsabilidade social e meio ambiente

Universidade da Amazônia (Unama) aprova projetos que envolvem acadêmicos em ações diretas com a comunidade

por Raiany Pinheiro qua, 23/11/2016 - 10:21

A Universidade da Amazônia (Unama) promoveu na última sexta-feira (18) o 1º Seminário de Pesquisa e Extensão. O evento teve como tema "A responsabilidade social e ambiental em debate". A programação foi realizada no campus Unama Alcindo Cacela, em Belém. O seminário reuniu coordenadores e bolsistas dos projetos de extensão da Unama. Durante o evento todos os projetos de extensão aprovados recentemente foram apresentados. Ao todo, a instituição possui 11 grupos de pesquisa e extensão.

No pronunciamento de abertura, Maria Betânia Fidalgo, vice-reitora da Unama, falou sobre a contribuição da pesquisa e extensão para a instituição e toda a comunidade acadêmica. "A extensão universitária é o fortalecimento do processo de aprendizagem. A extensão fortalece o conhecimento por meio das pesquisas dos nossos professores com a colaboração dos nossos alunos, e possibilita a aplicabilidade dos conhecimentos que todos nós desenvolvemos no cotidiano, seja ele no processo de ensino-aprendizagem ou nos projetos de pesquisa", afirmou.

Em entrevista ao LeiaJá, Ana Maria Vasconcellos, coordenadora de Pesquisa e Extensão da Unama, informou que a instituição tem como responsabilidade desenvolver seus projetos e levar para a sociedade. "Uma universidade como a Unama tem o papel de desenvolver seus conteúdos e também desenvolver pesquisa e extensão e levar isso para a sociedade de modo geral. Os projetos que a Unama desenvolve também são uma oportunidade única para professores e alunos porque eles têm a oportunidade de praticar os conteúdos ministrados em sala", contou.

De acordo com Everton Wanzeler, acadêmico do curso de Enfermagem e bolsista de um dos projetos de pesquisa e extensão, participar desse tipo de atividade é importante para o crescimento profissional. "Acredito que participando dos projetos podemos crescer profissionalmente e temos a oportunidade de aprender a ser um pesquisador e a estar junto da comunidade, isso com certeza vai fazer um diferencial na carreira profissional", disse o estudante.   



Confira a lista de projetos aprovados:

1 - Sustentabilidade, artesanato e moda: têxteis, visualidades e inovação na Amazônia

2 - Planejamento e estratégia de gestão para espaços públicos educacionais do Estado do Pará

3 - Tecnologias sociais com famílias: o CRAS como cenário de investigação

4 - Plantão psicológico e contemporaneidade: elaboração interventiva em contexto de clínica ampliada 

5 - Comunidades saudáveis: vivência profissional da práxis através de metodologias ativas como estratégia para intervenção de saúde social

6 - Sustentabilidade em foco: a universidade nas ilhas ribeirinhas

7 - Grupo vivências e vida em sociedade: uma intervenção interdisciplinar

8 - Serviço de orientação à família

9 - Economia solidária: empreendedorismo, cidadania e sustentabilidade

10 - Projeto banzeiro: a floresta e a cidade nas ondas da sustentabilidade

11 - Polo Unama de liberdade assistida

COMENTÁRIOS dos leitores