Último dia para pedir dispensa do Enade
Quem não fizer o procedimento ficará impedido de colar grau
Os alunos que não compareceram às provas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2016 têm até esta terça-feira (31) para pedirem a dispensa da avaliação nas instituições de educação superior. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), dos 216.044 estudantes habilitados a fazer o Exame, 20.150 (9,33%) não fizeram. E quem não regularizar situação até a data limite não poderá colar grau.
Para regularizar a situação, o pedido deve ser apresentado, com a justificativa da ausência, diretamente à coordenação do curso onde o estudante está matriculado. No caso de o pedido ser aceito, o coordenador do curso registrará a situação no sistema do Enade, no portal do Inep.
Os estudantes habilitados que tiverem seus pedidos negados pela instituição deverão solicitar, entre os dias 8 a 22 de fevereiro, a dispensa diretamente ao Inep. É necessário apresentar a cópia autenticada do documento que comprove o motivo que impediu de fazer a prova.
Em 2016, as provas foram aplicadas no dia 20 de novembro para concluintes dos cursos de graduação nas áreas de conhecimento de agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social e zootecnia. Também foram avaliados os concluintes de cursos superiores de tecnologia nas áreas de agronegócio, estética e cosmética, gestão ambiental, gestão hospitalar e radiologia.
Questionário – Todos os participantes do Enade 2016 precisam preencher o Questionário do Estudante para ficarem em situação regular. Aqueles que ainda não completaram o questionário, mesmo que tenham feito a prova ou obtido a dispensa do exame, precisam preenchê-lo até 22 de fevereiro através do Sistema Enade.