ICJ da Unama promove debate interdisciplinar

Encontro realizado pelo Instituto de Ciências Jurídicas propõe diálogo entre disciplinas para a melhor compreensão do Direito

por Raiany Pinheiro seg, 20/02/2017 - 16:33

Com o objetivo de propor um diálogo com as diversas disciplinas do curso de Direito, o  Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade da Amazônia (Unama) promoveu, no sábado (18), o "l Seminário Interdisciplinar de Direito". Participaram do encontro alunos da graduação, da pós-graduação, bacharéis e concluintes do curso de Direito do Estado do Pará. O seminário foi realizado no campus Unama Alcindo Cacela, em Belém. Os palestrantes convidados foram o professor doutor Zeno Veloso, e as professoras doutora Pastora do Socorro Leal e mestra Eulina Maia Rodrigues.

Em entrevista ao LeiaJá, Jeferson Bacelar, diretor do ICJ e coordenador do curso de Direito da Unama, destacou a importância do seminário. "Toda formação hoje, especialmente a jurídica, precisa estabelecer um diálogo entre disciplinas, entre áreas do Direito. Então o objetivo desse seminário é tanto direcionar alunos para uma das especialidade do Direito, como também demonstrar que mesmo optando por uma especialidade como Direito Civil, Penal, Trabalhista e Constitucional esse estudante precisará ter um conhecimento um pouco mais amplo para compreender que os fenômenos sociais com o fenômenos jurídicos precisam dessa visão múltipla", contou.

Pastora do Socorro Leal, desembargadora trabalhista e professora do curso de Direito da Unama, falou durante o seminário sobre Direito do Trabalho. Em entrevista ao LeiaJá ela informou de que maneira o assunto foi abordado. "O que tentei explicar é que muitas vezes não se resolve um problema sobre dano trabalhista sem ir até a Constituição, vendo que danos morais são danos à pessoa, danos que ferem direitos da pessoa e da personalidade, que são direitos fundamentais e direitos humanos. Então o que defendo é uma formação jurídica que tenha um pensamento complexo, assim o estudante poderá resolver problemas tendo dialogado com outros ramos do Direito. A ideia é essa, dar uma chamada para essa ampliação de horizonte para um pensamento mais complexo", disse.

Segundo a professora, o seminário tem uma grande importância ao promover um diálogo entre saberes, pois possibilita mostrar os lados do Direito, o pensante e o efetivo. "Não se conhece o Direito a partir apenas do Direto. Essa área transcende os limites e se forma das relações que estão no todo social, relações econômicas, políticas, dentre outras. O Direito precisa interligar o abstrato ao concreto. Sempre olhando para a realidade", afirmou.

Para Rita Nhandhara, estudante de Direito, o seminário trouxe mais conhecimento para sua vida acadêmica. "Esse encontro foi muito importante porque tivemos a oportunidade de fazer uma reflexão dialogando com outras áreas do curso. O seminário contribuiu muito para nosso aprendizado principalmente por ser interdisciplinar", contou a estudante.

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores