43 universidades aderem a pacto por direitos humanos

O objetivo é promover ações de respeito às diferenças no ambiente universitário

por Lara Tôrres sex, 17/03/2017 - 09:43

O Ministério da Educação (MEC) lançou o Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos na última quinta-feira (16) em parceria com o Ministério da Justiça. Durante o evento de lançamento, realizado na Assembleia Legislativa do Paraná foi formalizada a adesão de 43 instituições de ensino à iniciativa que tem como objetivo promover ações de respeito às diferenças e enfrentamento ao preconceito, à discriminação e à violência no ambiente universitário através do desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas à proteção e promoção dos direitos humanos. 

As instituições têm autonomia sobre o planejamento e desenvolvimento das ações e deverão apresentar o seu plano de trabalho dentro de um prazo de 90 dias. Além de instituições de ensino superior, também podem participar superior, organismos, associações e outras entidades da sociedade civil que pretendam exercer atividades em parceria. 

A secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC, Ivana de Siqueira, afirma que a ideia é criar uma rede de respeito e paz nas universidades.  “A nossa expectativa é que possamos criar uma grande rede de instituições em todo o país que trabalhem com a educação em direitos humanos. É um chamamento que estamos fazendo às instituições de ensino superior para atuar na defesa dos direitos humanos” diz a secretária. 

*Com informações do MEC

COMENTÁRIOS dos leitores