Instituto português adota ENEM para selecionar brasileiros
O convênio com o Instituto Bragança foi assinado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na quinta-feira (6)
O Instituto de Bragança, em Portugal, formalizou a adoção do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como forma de seleção para alunos brasileiros através da assinatura de um convênio com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na última quinta-feira (6). O instituto é a 20ª instituição portuguesa a utilizar o ENEM como forma de seleção.
São ofertados 42 cursos de graduação e 33 cursos de mestrado, sendo alguns ministrados em português e inglês. De acordo com o presidente do instituto, a mensalidade de 1.090 euros anuais pode ser dividida em 10 prestações. "Hoje, um estudante brasileiro gastaria cerca de 350 euros mensais para viver em Bragança, incluindo mensalidade, moradia e alimentação”, adiantou.
Confira a lista de instituições portuguesas que usam o ENEM como forma de seleção:
Universidade de Coimbra, Universidade de Algarve, Instituto Politécnico de Leiria, Instituto Politécnico de Beja, Instituto Politécnico do Porto, Instituto Politécnico de Portalegre, Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Instituto Politécnico de Coimbra, Universidade de Aveiro, Instituto Politécnico de Guarda, Universidade de Lisboa, Universidade do Porto, Universidade da Madeira, Instituto Politécnico de Viseu, Instituto Politécnico de Santarém, Universidade dos Açores, Universidade da Beira Interior, Universidade do Minho, Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, e Instituto Politécnico de Bragança.
LeiaJá também