Governo italiano oferece bolsas de estudos

Há oportunidades para diversos tipos de cursos em várias universidades, com inscrições até 10 de maio

por Lara Tôrres ter, 25/04/2017 - 12:19
Pixabay Há oportunidades em diversas universidades do país Pixabay

O governo italiano abriu, através do Ministério das Relações Exteriores (Ministerio degli Affari Esteri e della Cooperazione Internazionale – MAECI), as inscrições para um programa de bolsas de estudo no país, em várias universidades e com vagas para diversos níveis de ensino e áreas do conhecimento. As candidaturas podem ser enviadas até o dia 10 de maio. 

Os interessados em bolsas de pós-graduação, mestrado e doutorado em qualquer área podem ficar de seis a nove meses no país e renovar a bolsa por igual período. Candidatos que desejem ingressar na escola de especialização seguem as mesmas regras. Para projetos de pesquisa e cursos de formação profissional, não há a possibilidade de prorrogação. Os cursos avançados de língua e cultura italiana têm três meses de duração e os de formação e atualização em didática de língua italiana duram um mês. 

Os estudantes selecionados terão isenção das taxas de matrícula universitária, seguro saúde e um valor mensal para manutenção no país, que varia de acordo com a modalidade de bolsa escolhida. Apenas os alunos de cursos de língua e cultura italiana e de formação de professores terão que realizar o pagamento de uma taxa mensal. 

Pré-requisitos 

É necessário que os candidatos tenham diplomas compatíveis com o nível de curso escolhido. Candidatos ao mestrado, por exemplo, precisam ter diploma de graduação. Também é preciso ter entre 18 e 36 anos de idade, exceto para quem quer entrar no primeiro ano de doutorado, situação que exige que o candidato tenha no máximo 33 anos; e para os cursos de atualização ou formação para professores de italiano, que devem ter de 18 a 45 anos.

Também é necessário comprovar proficiência no idioma do curso escolhido – sendo que, para os cursos em italiano, o mínimo é nível intermediário B2, como estabelecido no Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas. No caso dos cursos de língua e cultura italiana, o conhecimento de italiano pode ser de nível básico (A2).

Candidatura 

A candidatura deve ser feita através do site do programa, endereço pelo qual também devem ser enviados documentos comprobatórios, como diplomas e comprovantes de proficiência. A seleção será feita pelo órgão de representação do governo italiano no país de cada candidato. Os selecionados deverão realizar a matrícula diretamente com a instituição de ensino na qual irá estudar. 

Confira a lista de universidades e o edital completo do programa.

LeiaJá também

--> Programa Ganhe o Mundo divulga listas de contemplados 

--> Instituto português adota ENEM para selecionar brasileiros

--> Universidade para brasileiros é inaugurada nos EUA

COMENTÁRIOS dos leitores