Detentos finalizam curso do Pronatec em Pernambuco
Reeducandos finalizaram a qualificação de pedreiro e alvenaria
A Penitenciária Professor Barreto Campelo, em Itamacará, Litoral Norte de Pernambuco, viveu um momento especial nessa quarta-feira (10). Ao todo, 17 reeducandos receberam certificado do curso de pedreiro e alvenaria, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
Os detentos passaram por aulas teóricas e práticas, somando uma carga horária de 240 horas/aula. Ainda contaram com um incentivo financeiro de R$ 480, oriundos do governo federal. “Estamos fazendo o nosso dever, entendemos que o estudo e a capacitação profissional são fatores prioritários no processo de ressocialização e através desses resultados vamos em busca de mais parcerias”, destaca a gerente de Educação e Qualificação Profissionalizante da Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), Edvany Oliveira, conforme informações da assessoria de imprensa.
Entre os alunos, a satisfação era grande pela conclusão do curso. “Lá fora, muitos de nós não temos esse tipo de oportunidade e somos incentivados ao crime, mas agora tenho uma profissão que pode me garantir uma vida digna para quando ganhar liberdade”, comemorou o reeducando Jornas Cordeiro, 33 anos.