Olinda recebe comemorações da Semana da Astronomia

Evento promovido pelo Espaço Ciência e Observatório do Alto da Sé acontece de 11 a 15 de setembro

por Nicole Simões qui, 07/09/2017 - 10:00
Divulgação Semana da Astronomia será comemorada em Olinda Divulgação

A partir da próxima segunda-feira (11), o Espaço Ciência e o Observatório do Alto da Sé, em Olinda, vão receber programações especiais que fazem parte da comemoração da Semana da Astronomia. Até o dia 15, quem visitar os dois locais terá a oportunidade de participar de oficinas, conferir a montagem e lançamento de foguetes, além de poder observar as constelações, tudo de forma gratuita.

No Espaço Ciência, duas oficinas resgatam a observação dos astros para medir o tempo e prever fenômenos meteorológicos. Na primeira, os participantes terão a oportunidade de construir um relógio solar usando apenas papelão, caneta e cola. Com ele, será possível observar a posição da sombra projetada pelo sol e, a partir dela, descobrir a hora. Já na segunda, será possível construir um observatório indígena com pedrinhas e papelão, para prever as estações sazonais e fenômenos como Solstícios e Equinócios. 

Os visitantes ainda poderão observar a projeção de constelações indígenas e perceber que cada povo vê o céu de uma forma diferente. Durante a Semana, estarão visíveis constelações indígenas como as da Ema ou Avestruz Branca (Iandutim), dos Povos Tupinambá/Guarani, e da Anta do Norte, dos povos do Norte do Brasil. 

Na Sé, o visitante pode observar, ainda, a Lua, que estará em sua fase minguante; e planetas como Saturno, Mercúrio e Júpiter. Dentre as constelações, as mais visíveis serão Cruzeiro do Sul, Centauro, Escorpião, Virgem, Boieiro, Coroa Austral, Triângulo Austral, Lobo e Compasso. (confira ao lado o Mapa do Céu e, abaixo, as efemérides da semana).

Uma outra oficina, que acontece em ambos espaços, é sobre a Teoria da Gravitação Universal. Na atividade, será construída um modelo de poço gravitacional que simula a deformação da estrutura do espaço–tempo a partir de um corpo denso. O Espaço Ciência funciona de segunda a sexta, das 8 às 12h e das 13 às 17h; e sábados e domingos, das 13:30 às 17h. O Observatório da Sé está aberto de terça a domingo, de 16 às 20h. Entrada gratuita.

Confira a programação completa do evento no Espaço Ciência. Veja também a programação no Observatório da Sé.

Serviço

Semana da Astronomia

11 a 15 de setembro

Espaço Ciência - Salgadinho, Olinda 

Observatório da Sé - R. Bpo. Coutinho - Carmo

Entrada Gratuita

LeiaJá também

--> Espaço Ciência comemora Dia do Biólogo com programações

COMENTÁRIOS dos leitores