Desemprego apresenta queda e fica em 12,4% em setembro

De acordo com a pesquisa, a queda continua sendo influenciada pelo aumento de trabalhos informais: dos 91,3 milhões de pessoas ocupadas no fechamento do trimestre encerrado em setembro, 22,9 milhões trabalhavam por conta própria

por Caroline Nunes ter, 31/10/2017 - 13:54

A taxa de desemprego no Brasil fechou o trimestre terminado em setembro em 12,4% com retração de 0,6 ponto percentual (pp) se comparado ao trimestre encerrado em julho. Atualmente, o Brasil conta com 13 milhões de pessoas desempregadas. Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada hoje (31) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com a pesquisa, a queda continua sendo influenciada pelo aumento de trabalhos informais: dos 91,3 milhões de pessoas ocupadas no fechamento do trimestre encerrado em setembro, 22,9 milhões trabalhavam por conta própria - crescimento de 1,8% na comparação com o trimestre anterior; e 10,9 milhões eram empregados do setor privado sem carteira de trabalho assinada.

Com o crescimento de 1,2% de trabalhadores, em relação ao trimestre anterior, mais 1,1 milhão de cidadãos ingressaram no mercado de trabalho, o que elevou o índice para 91,3 milhões de pessoas empregadas.

COMENTÁRIOS dos leitores