Preços de materiais escolares têm variação alarmante

Em Jaboatão, há variação de até 1.611% nos valores cobrados no comércio

por Nathan Santos ter, 16/01/2018 - 10:48
Pixabay . Pixabay

É indispensável realizar pesquisas antes de comprar materiais escolares, principalmente nesta época que antecede a volta às aulas. E para que os pais e responsáveis pelos estudantes redobrem a atenção quanto aos preços cobrados no comércio, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) realizou um levantamento em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife; o resultado mostra uma diferença alarmante entre os produtos comercializados.

Segundo o Procon, há variação de até 1.611% nos valores cobrados em seis estabelecimentos comerciais, considerados os principais do município, além de duas lojas virtuais. Confira a relação com os materiais escolares que sofrem variação nos preços: apontador (1.611%), estojo (733%), massa de modelar (477%), lápis de cor (466%), caderno de desenho (451%) e corretivo líquido (445%).

O estudo foi realizado de 2 a 9 de janeiro deste ano. Para o superintendente do Procon Jaboatão, José Rangel, a pesquisa ajuda os consumidores que pretendem economizar na compra os materiais escolares. “A nossa meta é garantir que o consumidor seja informado da diferença nos valores cobrados e da importância do ato da pesquisa. Além disso, listamos os itens que podem ser exigidos pelas unidades de ensino e alertamos pais e responsáveis para que, caso constatem alguma irregularidade, entrem em contato conosco para formalizar uma denúncia”, destacou o superintendente, conforme informações da assessoria de imprensa.

O público pode conferir a pesquisa na íntegra, além da lista dos produtos que podem ser cobrados pelas escolas. Mais informações ainda podem ser conseguidas pelo telefone (81) 3471-2912.

COMENTÁRIOS dos leitores