Tenha muito cuidado ao indicar alguém para um emprego
Especialista em recursos humanos explica a melhor maneira de fazer indicações profissionais
"Surgiu uma vaga de emprego aqui na minha empresa, pensei logo na minha amiga, que estava precisando de uma oportunidade. Não exitei duas vezes e a indiquei. Fiquei feliz porque a empresa confiou em mim essa responsabilidade", conta Mariana*, funcionária de uma clínica de estética.
Casos como o de Mariana* são muito comuns, a abertura da possibilidade de indicação é uma estratégia de confiança que as instituições dão aos empregados. No entanto, é preciso ter certeza do perfil profissional da pessoa a ser indicada. É o que reforça a diretora da JBV Soluções em Recursos Humanos, Vanci Magalhães.
Mariana* não imaginava que a ajuda poderia causar problemas na empresa. "Depois que eu indiquei Juliana*, ela simplesmente não cumpriu as obrigações e desistiu do trabalho logo na primeira semana. Essa atitude foi algo muito feio e inesperado da parte dela. Fiquei sem reação, me vi encurralada. A empresa ‘perdeu’ tempo com tudo isso", desabafa. A vaga era de urgência e a importância de ter, o quanto antes, um profissional para preenchimento dela era importante.
A atitude de Juliana* é um exemplo de vários que podem interferir negativamente na figura do funcionário que indica. Vanci ainda pontua que mesmo com as indicações, as empresas precisam realizar processos seletivos para indentificar a fundo o perfil dos candidatos. Em entrevista ao LeiaJá, Vanci Magalhães detalhou várias orientações:
Saiba diferenciar a amizade do lado profissional
É muito comum ter indicações de amigos, familiares e conhecidos para vagas. Em casos como esses é preciso ter cuidado e separar o lado da amizade do profissional. “Quando solicitada uma indicação pense no profissional. Amizades devem ser mantidas em relações pessoais, não no ambiente de trabalho”, aconselha Vanci.
Conheça o profissional
Você deve ter noção como o profissional trabalha, se ele domina os requisitos técnicos para a vaga. É importante ainda ter noção sobre a conduta dele no ambiente de trabalho. “Eu conhecendo como ele trabalha, sua disposição em somar na empresa, é um ótimo começo para uma indicação”, pontua a especialista.
Perfil da vaga
Antes de tudo é preciso conhecer qual é a vaga, conversar sobre o que é esperado para o profissional nesse cargo, para só então buscar em seus contatos alguém que se encaixe na oportunidade. “É fundamental pensar na estrutura da empresa, visando a melhor indicação para o quadro de funcionários”, explica.
Estabeleça o diálogo
Antes de sugerir um nome é imprescindível entrar em contato com a pessoa que você deseja indicar. Converse sobre a vaga, pontue a questão salarial, horários e dinâmica de trabalho - caso tenha conhecimento -. “Estabelecer a empatia com a vaga e questionar sobre o interesse é necessário antes de falar algo a alguém na empresa”, orineta Vanci.
Não se pressionar
Após a indicação, as decisões são feitas após um recrutamento e, também, a partir da opinião dos superiores. “As pessoas são diferentes e uma caixinha de surpresas”, lembra Vanci. Cabe à empresa selecionar o melhor perfil de acordo com as suas necessidades. “É difícil saber se vai dá certo uma pessoa nova na empresa, isso depende muito dela. Os chefes não devem culpar o funcionário por uma ‘má indicação’”, conclui.
*Nomes fictícios para preservar as identidades dos personagens
LeiaJá também: