MEC suspende criação de cursos de medicina por cinco anos

Portaria foi assinada pelo ministro Mendonça Filho nesta quinta-feira (5)

por Elaine Guimarães qui, 05/04/2018 - 16:04
Pixabay A decisão também estabelece a criação de um grupo de trabalho, que orientará a formação médica Pixabay

O Ministério da Educação suspendeu, nesta quinta-feira (5), a criação de cursos de medicina pelos próximos cinco anos e o aumento de vagas em graduações já existentes. A portaria foi assinada pelo ministro Mendonça Filho, durante reunião com o presidente interino Michel Temer, em Brasília.

Em entrevista ao site do MEC, o ministro ressaltou a importância da portaria, que promoverá uma preservação da qualidade do ensino superior e do profissional de saúde. “Isso é fundamental, tendo em vista, inclusive, a tradição da boa formação médica que o Brasil conquistou nos últimos anos e que precisa ser preservada. Nós teremos uma parada e, respeitando aquilo que vai ser planejado e deliberado por um grupo de trabalho, enxergaremos um horizonte para que a formação médica no Brasil passe por uma avaliação completa e uma adequação, tendo em vista a necessidade da população brasileira de um lado e o zelo pela formação médica do outro”, pontuou.

A decisão também estabelece a criação de um grupo de trabalho, que orientará a formação médica. “É preciso considerar os avanços tecnológicos na área. Com o uso de novas tecnologias mais recentes, é preciso realinhar o campo da prática com o currículo que é dado nos cursos de medicina. Isso tudo precisa ser revisto, e o grupo de trabalho fará toda essa análise", explicou Henrique Sartori, secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC.

COMENTÁRIOS dos leitores