Brincar e faturar: animação infantil como um negócio

Animadores de festa investem em ideias criativas para se manter firmes no mercado

por Juan Gouveia sex, 12/10/2018 - 10:30

“Pintar, desenhar, cantar, brincar, dançar e comer bolo”. A frase é da Ana Clara, de apenas seis anos, ao ser questionada sobre o segredo para uma boa festa. A pequena adora ir às comemorações de amigos e familiares. Para sua mãe, a esteticista Rayane Souza, durante os momentos de alegria é importante ter o apoio de alguém para estimular as crianças e organizar as brincadeiras. Para atender essa necessidade, surge a figura do animador.

O trabalho com crianças envolve muito cuidado e paciência. Depois de uma temporada contratada como colaboradora de animação, Bianca Tavares resolveu abrir a sua própria empresa na área de eventos. Atendendo um nicho mais popular, a animadora oferece os serviços de recreação com pintura na pele, bolinha de sabão e desenvolve brincadeiras entre os pais e crianças.

No total, são mais de sete anos atuando nessa área. "Comecei por brincadeira, indo aos finais de semana como ajudante de um conhecido meu, mas, no final, me apaixonei pelo trabalho com crianças e hoje tenho uma rede de 12 colaboradores. Toda a família trabalha comigo. É maravilhoso”, explica Bianca. A empreendedora atende todos os finais de semana.

A tarefa de lidar com os pequenos pode ser um grande desafio. Chamada de Tia Bianca pelos pequenos, ela explica que não existe segredo para desenvolver a função, a única recomendação é ter disposição, alegria e amor. “Todas as festas são novos aprendizados. Quando você pensa que sabe de tudo, eles vêm e te mostram o contrário. É uma felicidade enorme! Saio de casa com uma certeza: será só diversão, não há espaço para tristeza e afeto ruim”, conta emocionada.

Há dois anos como dona do seu próprio negócio, Bianca detalha que expandiu os serviços durante esse período depois de analisar as demandas dos clientes. “Visualizei a necessidade de incluir outros serviços. Também oferecemos garçons, cerimonialistas e uma equipe completa para o evento”, pontua. A empreendedora oferece pacotes diferenciados dependendo das demandas.

Aliado ao amor pelas crianças, Luiz Lucena, mais conhecido como Tio Caio, investiu o dinheiro da rescisão contratual com a última empresa no seu próprio negócio. Com uma rotina de trabalho que contempla todos os finais de semana e, eventualmente, dias de semana quando surge alguma demanda, Tio Caio detalha que identificou algo que ainda não tinha no mercado e decidiu colocar em prática.

“Eu queria levar para o público não só uma animação, mas, sim, um show. Alio a música com a recreação em um universo de brincadeira que entra pai, mãe, tio, a criançada. É todo mundo se divertindo”, enfatiza. 

Para Caio, a guinada no negócio aconteceu depois da viralização de uma de suas brincadeiras na rede. A chamada “pirâmide” coloca à prova a estabilidade dos pais. “As redes sociais contribuíram muito para meu nome. Hoje, sou chamado para grandes eventos. Isso mostra o quanto elas são importantes, por isso, venho desenvolvendo um trabalho nelas. Os clientes contam com um atendimento digital - se assim preferir - e, também, presencial para fechar o negócio”, explica.

O empreendedor concilia sua atividade com o ofício de apoio à crianças autistas em uma escola particular em Paulista, município da Região Metropolitana do Recife. “Elas se complementam. Com o dia a dia aprendo a desenvolver o melhor, promovendo inclusão em todas as minhas áreas”, conclui. Tio Caio ainda oferece outros serviços na sua empresa. “Trabalhamos com personagens vivos. Eles são um charme e encantam a criançada. São inúmeras opções para cada festa. Comecei com 2. Agora tenho 16”, exemplifica.

A trilha sonora da diversão é embalada com grandes clássicos da música infantil. Xuxa, Eliana, Patati Patatá e Galinha Pintadinha estão entre os mais pedidos. Por se tratar de uma junção entre música e diversão, o animador abre o diálogo com os contratantes e desenvolve a festa mediante as necessidades. “A diversão é independente do estilo música. Os pais pedem também Anitta, e até set musical gospel. Estar no mercado é ser versátil e se adaptar ao que o público da festa espera”, explica.

 Os serviços são cobrados de diferentes formas, a depender da solicitação. Bianca fecha o preço por festa e a média é de R$ 150. Já Tio Caio trabalha por hora e a média de preço é variável partindo de R$ 349. Para contratá-los é só entrar em contato através dos telefones: Bianca - (81) 8734-7541; e Tio Caio - (81) 8322-2464.

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