Paisagismo promove reflexão e mudança em ambiente

Em palestra para estudantes de Arquitetura e Urbanismo, em Belém, a paisagista Margareth Maroto destaca a importância da construção de um espaço para o bem-estar

qua, 31/10/2018 - 16:48

No 3° Congresso Nacional de Ciências Exatas e Tecnologia, no Hangar Centro de Convenções e Feira da Amazônia, foi realizada, no dia 26 deste mês, a palestra sobre projetos de paisagismo. A palestrante foi Margareth Maroto, que falou da importância do paisagismo, de estudar o ambiente, das melhores espécies de plantas e do uso da tecnologia por meio de aplicativos. 

Para a palestrante, é muito importante poder passar seu conhecimento para os alunos, para que eles possam viver e aprender sobre o paisagismo. “O paisagismo é importante nas nossas vidas quando tem um momento que tem que mudar algumas coisas. O paisagismo faz isso. Faz fazer uma reflexão e voltar para dentro de si. É a natureza. Eu fico muito feliz quando o jovem se interessa por paisagismo. Eu gosto de colocar isso para ele de um jeito que ele se interesse, porque é a vida dele. Ninguém vive sem a natureza, o ar, a chuva etc”, disse Margareth.

Margareth disse que os profissionais de arquitetura precisam ter uma visão ampla, e valorizar profissionais de outras áreas, para melhorar o resultado do seu trabalho. "O arquiteto não pode viver sem o paisagista e o paisagista não pode viver sem o arquiteto. Eles têm coisas em comum, estão juntos. Um não pode sair de perto do outro, porque é o bem-estar de vida, nem que seja uma plantinha em um lavabo. Aquilo já é importante”, falou a paisagista.

Esse foi o primeiro congresso de que Eduardo Moreira, estudante de Arquitetura e Urbanismo, participou. Para ele, o evento abrange um conhecimento muito grande de diversas áreas. “Esse congresso está sendo muito bom porque está trazendo um conhecimento de diversas áreas da arquitetura, tanto de interiores, como restauração de patrimônios históricos da cidade de Belém, dentre outros assuntos também. Está somando muito para a nossa formação”, disse o estudante.

Eduardo disse que o congresso superou sua expectativa. Ele conseguiu aprender muita coisa para a restauração de imóveis do patrimônio histórico da cidade de Belém, área em que pretende trabalhar. "Isso está somando muito, está trazendo muito conhecimento que eu não tinha e está sendo uma experiência muito bacana. Muita gente não tem noção que o paisagismo é justamente a parte final do projeto. Muitos arquitetos acabam projetando a casa, o imóvel ou qualquer coisa em que estejam trabalhando e esquecem do paisagismo, porque é uma opção do cliente, mas muitas vezes eles esquecem por conta de outros ambientes que eles, talvez, estejam mais focados. Quando estamos trabalhando nisso, ao projetar qualquer ambiente que necessita de uma iluminação a mais, que a gente possa fazer alguma coisa para melhorar aquele lugar, temos que pensar na parte do paisagismo, porque traz um conforto ambiental muito grande para as pessoas que estão naquele lugar”, concluiu. 

Por Sayury Moraes.

 

COMENTÁRIOS dos leitores