Aulão garante reforço a mais para candidatos do Enem
Revisão de nove horas, oferecida pela UNAMA - Universidade da Amazônia, em Belém, ajudou alunos do ensino médio que vão participar do exame
Alunos de várias escolas de Belém compareceram ao aulão preparatório para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) oferecido pela UNAMA – Universidade da Amazônia, na quinta-feira (1). A revisão teve início às 9 horas e se estendeu até às 18 horas. O Enem será neste domingo (4), em todo o Brasil.
O projeto do aulão foi idealizado por ex-alunos da UNAMA. “O projeto surgiu de uma conversava com um amigo. Entramos em contato com a UNAMA, conseguimos patrocínio e uma seleção de professores, junto com a Ana Almeida, que foi de suma importância para esse evento. Vamos ter um próximo que vai ser mais voltado a ciências da natureza e exatas”, disse Wallex Guimarães, um dos organizadores da aula.
Wallex conta que também foi aluno de aulões e queria muito resgatar essa experiência. “Eu também fui aluno, como essas pessoas presentes aqui, e sempre tive esse objetivo de buscar conhecimento, mas a questão sempre foi: onde buscar o conhecimento? Como buscar esse conhecimento? Então nós procuramos trazer profissionais, professores bem qualificados, conhecidos e que tivessem uma dinâmica diferente. Os alunos presentes aqui, a maioria, são alunos de escolas públicas e nós sabemos da atual deficiência da educação pública”, declarou.
O professor da UNAMA Álvaro Pinto, que também participa da organização do projeto, falou que a participação é livre. Alunos de escolas públicas de um projeto de extensão da UNAMA foram convidados. “No final do semestre passado aprovamos um projeto junto à Capes que envolve a residência pedagógica e o curso de licenciatura e a iniciação à docência. São projetos desenvolvidos prioritariamente em escolas públicas associadas pelo Ministério da Educação”, destacou.
Alexandre Ferreira, professor de Sociologia, explicou a importância de um projeto como esse para os alunos. “É importante veicular a educação de qualidade e hoje temos uma educação muito quantitativa e vivemos em números, pensando de forma estrutural”, disse Alexandre.
Wendell Lima, um dos professores do projeto, conta que também já foi aluno de aulões. “A experiência de dar aula no projeto é muito gratificante. É minha origem. Muitas pessoas não têm a oportunidade de fazer um cursinho ao longo do ano e esse projeto é uma oportunidade”, assinalou.
A aluna Evelyn Silva relatou que a experiência ajudou bastante na sua preparação. “Eu faço cursinho, e estar aqui hoje é maravilhoso porque eu posso ter um complemento adicional para que eu possa ter mais segurança. Fora que é uma experiência muito boa para quem quer entrar na universidade. Já dá para ter uma noção, entrar no campus, conhecer um pouco mais de como vai ser o futuro”, disse Evelyn.
O estudante Neto Costa destacou a importância do comparecimento do alunos ao aulão. “Eu sou aluno de escola pública. A gente nem sempre tem uma base tão forte. Estar aqui hoje com outros professores, outras ideias, com o mesmo intuito de estar estudando e se preparando para passar no vestibular, é muito bom, é uma base a mais, é uma coisa que vem acrescentar bastante”, declarou Neto.
Os alunos interessados em participar do próximo aulão, na semana que vem, devem comparecer à UNAMA para buscar mais informações.
Por Cleo Tavares.