Arquiteta apresenta estudo sobre casas senhoriais

Projeto de pesquisa resgata história de prédios famosos de Belém, Mosqueiro e Icoaraci, distritos da capital paraense. Livro vai retratar a casa Paris n' América.

seg, 05/11/2018 - 17:44
Cleo Tavares/LeiaJáImagens Arquiteta e urbanista Márcia Nunes elaborou estudo sobre a casa Paris n'América Cleo Tavares/LeiaJáImagens

A arquiteta e urbanista Márcia Nunes foi uma das convidadas do III Congresso Nacional de Ciências Exatas e Tecnologia, realizado pela UNAMA – Universidade da Amazônia, de 25 a 27 de outubro. Doutora em História, a arquiteta falou sobre projeto com as casas senhoriais da capital, desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura da Universidade da Amazônia.

O conceito de casa senhorial remete a estudos das moradas de nobres e burgueses, dependendo do momento histórico. “O projeto das casas senhoriais nasce com o objetivo de despertar nos alunos e na sociedade geral o pertencimento da cidade. Se você tiver esse pertencimento e conhecer todos esses bens patrimoniais, a gente pode resgatar. As pessoas vão olhar a cidade de uma forma diferente, realmente cuidar da nossa cidade. Nós temos casa do século XVIII até as duas primeiras décadas do século XX, que são um total de 18 casas, mais quatro casas que ficam localizadas Icoaraci e Mosqueiro, e vamos estar fazendo estes estudos dentro das casas senhoriais”, disse Márcia.

A palestra foi marcada pela divulgação do livro "Paris n'América", com lançamento previsto para 2019. “O meu livro é importante no resgate do conhecimento. Eu citei na palestra que a primeira lembrança que eu tenho daquele palacete é de quando eu era criança e acompanhava minha mãe nas compras. Eu com 10 anos na época, aquela escada me chamava atenção e eu nunca imaginava que um dia eu faria arquitetura. Quando essa pesquisa me veio à mão, não tinha outro edifício que viesse na minha mente que não fosse o Paris n'América. Então eu me debrucei realmente sobre ele, eu tenho tudo sobre essa edificação, eu tenho ele todo fotografado e todo redesenhado. O livro será lançado no ano que vem, no nosso 6º Colóquio Internacional das Casas Senhoriais”, finalizou Márcia.

Por Cleo Tavares.

 

COMENTÁRIOS dos leitores