Professor da UNAMA é finalista em premiação nacional

Indicado pelos estudantes, jornalista Mário Camarão, do curso de Comunicação Social, representa a região Norte no prêmio Professor Imprensa, categoria "Orientador de TCC"

ter, 06/11/2018 - 11:38

O professor e jornalista Mário Camarão, do curso de Comunicação Social da UNAMA - Universidade da Amazônia, é um dos finalistas da 4ª Edição do Professor Imprensa, projeto que visa reconhecer os profissionais de destaque nos cursos de Comunicação em todo o país. Camarão representa a UNAMA e a região Norte na categoria “Orientador de TCC”.

A escolha dos finalistas foi feita por indicação de alunos de todo o Brasil. “Eu nem sabia dessa premiação. São os alunos que indicam, e eu fui indicado”, disse o professor. Segundo informações do Portal Imprensa, organizador da premiação, a escolha dos candidatos considera os relatos enviados pelos estudantes. “Eles falaram que tinham recebido uma série de depoimentos positivos que acabam somando para que o número de pessoas que me indicaram fosse considerável para poder participar e representar o Norte”, explicou Camarão.

O professor Mário Camarão disse que desde 2006, quando começou a trabalhar na UNAMA, orienta Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs). “Já passaram muitos alunos por mim. Muitos trabalhos. Não só na área de telejornalismo, mas na área de jornalismo digital, jornalismo on-line, rede sociais, sociabilidade em redes sociais, que são áreas em que eu atuo não só como pesquisador, mas também por conta da minha carreira, que sempre foi ligada ao telejornalismo. Então isso fez com que eu participasse”, detalhou.

Ao ser perguntado sobre como recebeu a noticia, o professor disse estar muito feliz. “É um reconhecimento pelo seu trabalho vindo dos próprios alunos. É o fruto que a gente recebe do nosso trabalho, que é árduo e diário. De ver aluno se formando, entregando trabalhos cada vez mais complexos, ricos e sustentáveis do ponto de vista da pesquisa em comunicação”, declarou.

O professor também falou sobre o que significa desenvolver trabalhos de pesquisa com seus alunos. “Significa não só saber que eles vão dar prosseguimento. Muitos deles acabam entrando na vida acadêmica de sucesso, fazendo com que eles sejam independentes do ponto de vista da produção cientifica em comunicação.” Camarão ressaltou que são importantes mais pesquisas e olhares críticos sobre a sociedade. “Nós precisamos cada vez mais olhar os fenômenos comunicacionais. Isso que eu tento pregar para os meus alunos, no dia a dia”, concluiu.

Os ganhadores serão conhecidos na segunda quinzena de novembro e vão receber um certificado digital, além de serem fontes de matéria especial sobre educação na área de Comunicação no Portal Imprensa. A votação para a escolha dos ganhadores vai até 14 de novembro. Para votar, acesse a página pelo link:

http://www.portalimprensa.com.br/professorimprensa/4edicao/votacao_orientador_tcc.asp

Por Felipe Pinheiro.

COMENTÁRIOS dos leitores