Instituições lançam manual contra censura nas escolas

Documento foi assinado por cerca de 60 instituições de educação e traz orientações de instruções pedagógicas e jurídicas para que professores se defendam de possíveis ataques

ter, 27/11/2018 - 15:23
Manual de defesa contra a censura nas escolas / Reprodução A iniciativa é em resposta ao projeto “Escola Sem Partido”, que tramita na Câmara dos Deputados Manual de defesa contra a censura nas escolas / Reprodução

Instituições ligadas à educação e aos direitos humanos lançaram um manual contra a perseguição de professores e censura educacional nas escolas. A iniciativa é em resposta ao projeto “Escola Sem Partido”, que tramita na Câmara dos Deputados.

O Manual é assinado por cerca de 60 instituições, e traz instruções pedagógicas e jurídicas para que professores se defendam de possíveis ataques. O documento afirma que “a explosão destes conflitos contra professoras e professores não é voluntária, mas deliberadamente provocada por movimentos que se alimentam da desinformação geral, dos preconceitos e, de forma leviana, mobilizam o sentimento das famílias sobre temas naturalmente inquietantes do ensino (política, desigualdades, gênero, sexualidade, racismo etc.)”.

Durante coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira (27), o ministro da Educação Rossieli Soares foi questionado por jornalistas sobre o manifesto. Rossieli afirmou que ainda não teve acesso ao documento e que a pasta não foi consultada pelas entidades sobre o assunto. “Não temos nada a declarar em relação a isso”, disse.

Confira manual completo clicando aqui.

 

COMENTÁRIOS dos leitores