UPE: professores dão dicas para SSA1 e SSA2

Os educadores destacaram os assuntos mais recorrentes na prova de vestibular da Universidade de Pernambuco

por Fábio Filho sex, 30/11/2018 - 09:28
Júlio Gomes/LeiaJá Imagens As provas serão aplicadas no próximo domingo (2) e segunda-feira (3) Júlio Gomes/LeiaJá Imagens

A Universidade de Pernambuco (UPE) realizará, no próximo domingo (2) e segunda-feira (3), o Sistema Seriado de Avaliação (SSA) para estudantes do primeiro e segundo ano do ensino médio. Dados divulgados pela UPE apontam que cerca de 50 mil estudantes estão inscritos para o SSA1 e SSA2.       

No domingo (2), os candidatos terceiranistas responderão 44 questões distribuídas em conteúdos referentes às disciplinas de português, matemática, física, filosofia e língua estrangeira (inglês e espanhol). Já na segunda-feira (3), a prova terá 46 quesitos com conteúdos de biologia, química, história, geografia e sociologia.

Para o professor de química Francisco Coutinho, a questões envolvendo assuntos referentes a disciplina aparecerão voltadas para a parte de cálculo. “A prova de química do SSA1 deve vir explorando a parte estequiometria, ligações químicas, distribuição eletrônica e geometria molecular. Já para os segundanistas, o SSA2 vem com nível mais alto na parte de cálculo. Os alunos devem estudar assuntos como cinética química, equilíbrio químico e efeito dos catalisadores”, pontuou.

O professor de matemática Ricardo Rocha alerta os candidatos para assuntos recorrentes na prova. O docente destacou alguns conteúdos que sempre são abordados em questões na prova. “Tanto na prova do SSA1 como no SSA2, os assuntos mais comuns são estatística e razão e proporção. Mas, em especial para os alunos dos primeiros anos, os assuntos sempre pertinentes na prova são gráficos, funções do primeiro e segundo grau e exponencial. Também costuma cair áreas das figuras planas, porcentagem, trigonometria, semelhança de triângulos, MMC, MDC. Já para os segundanistas, sistema linear está presente em pelo menos uma questão. É importante destacar que geometria espacial predomina na prova, figuras como prisma, cubo e paralelepípedo são figuras essenciais”, pontuou.  

Na parte de humanas, o professor de história Luiz Neto ressaltou o caráter técnico e conteudista da prova. “O SSA é uma prova bastante técnica, tem uma quantidade de assuntos reduzidos, é menos interpretativa e exige uma maior capacidade de obtenção de conteúdos factuais”, afirmou. O docente também destacou alguns assuntos que podem estar presentes no exame. “O SSA é uma prova que envolve todos os assuntos que você viu no ano. Por ser uma prova reduzida, é bem provável que todos os assuntos que estão no edital realmente caiam na prova. Como dica para o SSA1, é importante revisar a parte da Grécia Antiga, idade média e período holandês. Já no SSA2, iluminismo, imperialismo e segunda revolução industrial são assuntos que devem ser revisados pelo estudante”, ressaltou.

As provas do SSA1, que serão aplicadas a estudantes do primeiro ano, têm início às 8h15 e término às 12h15, com fechamento dos portões nos locais de prova às 8h. Já para os segundanistas, as provas começam às 14h15, terminam às 18h15 e os portões fecham às 14h.

 

COMENTÁRIOS dos leitores