Astronomia é tema de oficina nas férias do Espaço Ciência

Oficinas serão realizadas a partir do dia 2 de janeiro, das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira

por Camilla de Assis qui, 27/12/2018 - 09:17
Divulgação/Espaço Ciência Crianças poderão participar de oficinas envolvendo diversas áreas Divulgação/Espaço Ciência

A partir do dia 2 de janeiro, o Espaço Ciência, localizado em Olinda, Região Metropolitana do Recife (RMR), vai promover oficinas e atrações de aprendizagem para os visitantes. Os encontros terão com jogos com matemática; experimentos interativos com química e física; atividades em biologia e astronomia; arte e brincadeiras populares.

Para participar, não é necessário inscrição. O Espaço Ciência funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h; e aos sábados e domingos, das 13h30 às 17h. Quem gosta de matemática poderá se divertir com poliedros, desvendando como se monta um cubo mágico ou até mesmo participando de jogos envolvendo as quatro operações.

Em química, os participantes poderão brincar com a investigação de um crime, aprender sobre borracha sintética, produzir geleca científica e participar de experimentos interativos. Em diversas dessas oficinas, o meio ambiente será o foco principal, sobretudo o bioma nordestino. As crinças pdoerão participar da produção de sabão com base no óleo vegetal descartado, elaboração de bioplástico ou minhocário com lixo orgânico. 

Já com pautas sobre acessibilidade, a oficina "Leitura pelas mãos" irá promover o ensino do braille. Cultura popular envolvendo a descoberta do Movimento Armorial e a participação em brincadeiras como peteca, pula corda, boca de forno, sete pecados, morto-vivo ou corrida de saco também estão na lista de atividades.

Quem é fã de astronomia ou astronáutica poderá construir e lançar foguetes feitos com garrafa pet e aprender sobre o funcionamento de telescópios. Também há opções para quem gosta de robótica ou quer ter noção da criação de jogos digitais. Além das oficinas, as atrações permanentes do Espaço Ciência vão continuar.

Confira abaixo a lista de oficinas:

Brincando com as operações: A oficina tem como objetivo fazer com que os participantes forcem a mente para resolver pequenos questionamentos matemáticos com as quatro operações.

Lançamento de Foguetes: O objetivo é construir um foguete a base de água com garrafa pet e papelão; e lançá-lo.

Na Trilha dos Biomas: Que tal conhecer os tipos de solo, a vegetação e  os biomas do Nordeste?

Vida de Inseto: Vamos conhecer algumas espécies de insetos e seu importante papel na natureza. Além de conhecer espécies vivas, os participantes vão confeccionar seu inseto com materiais reciclados.

Revivendo o Movimento Armorial: A oficina traz consigo a proposta de um processo criativo inspirado no próprio Movimento Armorial.

Hora do Código: A oficina pretende repassar que a ciência da computação é divertida, criativa, e acessível para todas as idades.

Leitura pelas Mãos: A oficina ensinará como o braille funciona e tentará abrir as mentes para que possamos nos adaptar às diferenças.

Fazendo Sabão: A oficina tem como objetivo mostrar como fazer sabão com óleo usado de cozinha.

Geometria Espacial: O objetivo da oficina é a compreensão das propriedades básicas das figuras planas e dos sólidos geométricos, a partir da montagem de poliedros.

Desvendando a ciência com experimentos: A oficina pretende demonstrar alguns eventos ou reações que acontecem constantemente ao nosso redor

Montando Robô: A oficina será voltada para o aprendizado e aproximação dos alunos com a área de robótica.

Vamos Brincar na Rua?: O objetivo é restaurar a prática de antigas brincadeiras, como jogo da peteca, pular corda, boca de forno, sete pecados, morto-vivo, corrida de saco...

Se virando para se divertir com a ciência: a oficina consiste de alguns experimentos e atividades lúdicas, para resolver alguns problemas de maneira mais fácil e mais divertida.

Bioplástico: A oficina consiste em uma discussão sobre o consumo de plásticos e seus impactos no meio ambiente, por meio da confecção de um bioplástico

Palavras Cruzadas: O objetivo da oficina é levar os participantes a solucionarem um caça palavras gigante respondendo perguntas científicas.

CSI - Investigação: Os participantes serão detetives na investigação de um crime com uso da Ciência, sobretudo da Química

Geleca Científica: Os participantes poderão aprender a história da criação da borracha sintética e suas características químicas enquanto produzem  sua própria Geleca

Resolvendo o Cubo Mágico: A oficina tem o objetivo de ensinar as pessoas a resolverem o cubo magico utilizando algoritmos e métodos matemáticos.

Química nas Férias: A oficina mostra que a química está presente em , com experimentos feitos com materiais simples e de fácil acesso

Tangram de Papelão: A oficina leva os visitantes a trabalhar o raciocínio lógico matemático de percepção de figuras geométricas e topologia

Como Funciona o Telescópio?: Os visitantes poderão entender como funciona o telescópio e sua importância para as descobertas da astronomia.

A dinâmica do Planeta: A oficina consiste em retratar os diferentes tipos de minerais do planeta e como eles são formados. 

Oficinas dos dias 12 e 19 de janeiro

Reciclagem de Óleo: O objetivo da oficina é ensinar os participantes a fazer o seu próprio sabão reciclando o óleo vegetal.

Oficina Construção de um Minhocário: O objetivo da oficina é fazer com que os participantes diferenciem o material orgânico do inorgânico, com elaboração de um minhocário simples e eficaz.

COMENTÁRIOS dos leitores