Mais Médicos: prazo para apresentação termina nesta quinta

Das 2549 vagas disponíveis, 842 não foram preenchidas, 26 delas em aldeias indígenas do Amazonas

por Marcele Lima qui, 10/01/2019 - 15:16
Divulgação/EBC Quantitativo de vagas vazias deve ser divulgado nesta sexta Divulgação/EBC

O prazo para os profissionais de saúde que se inscreveram no Mais Médicos se apresentarem nas prefeituras dos municípios que escolheram trabalhar termina nesta quinta-feira (10). Ao todo 1,7 mil médicos se inscreveram para a segunda chamada do programa desde que os profissionais Cubanos deixaram o Brasil.

Foram oferecidas neste edital 2,5 mil vagas, em 1,1 mil municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI). Dessas, até o último dia de inscrições, restaram 842 (190 postos são no Amazonas e, dentro do estado, 26 para atuação em distritos indígenas).

De acordo com Ministério da Educação, o médico que desistir do programa precisa comunicar à cidade para qual se candidatou, que se encarregará de avisar ao Governo Federal. Nesta sexta-feira (11), deverá ser divulgado o número de postos de trabalho não ocupados pelos médicos brasileiros.

As vagas remanescentes serão recolocadas em um novo edital, voltado aos profissionais brasileiros e estrangeiros formados fora do país. A lista com os médicos contratados vai ser divulgada dia 14 de janeiro.

O Governo está estudando a mudança de regras para flexibilizar a ida dos médicos às áreas indígenas e rurais. Alternar durante a semana os dias que estão nas aldeias e comunidades, e os dias que ficarão na cidade é uma das possíveis iniciativas a serem colocadas em prática. Também há uma proposta para dar descontos na dívida de profissionais que se formarão pelo Fundo de Financiamento, FIES, como incentivo para trabalharem no Mais Médicos.

COMENTÁRIOS dos leitores