Inscrições para o ProUni acabam neste domingo (3)

Ao total, o programa oferta 243.888 bolsas, sendo 116.813 integrais e 127.075 parciais

por Camilla de Assis dom, 03/02/2019 - 08:00
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo Programa oferece bolsas em instituições de ensino superior privadas Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

Terminam neste domingo (3), as inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni). Os estudantes podem realizar as canidaturas pelo site do ProUni, na internet. Para participar é preciso, entre outros requisitos, ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018.

Ao total, o programa oferta 243.888 bolsas, sendo 116.813 integrais e 127.075 parciais, distribuídas em 1.239 instituições de educação superior, no Brasil. Esta é o maior número de bolsas oferecidas na história do ProUni, desde suas criação, em 2005. Os interessados podem conferir as bolsas disponibilizadas pela internet, pesquisando por curso, instituição ou município.

Os interessados podem realizar suas candidaturas até às 23h59 do dia 3 de fevereiro, de acordo com o horário oficial de Brasília. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 6 do mesmo mês. 

Para concorrer às oportunidades, é preciso não possuir diploma de curso superior e ter participado da edição de 2018 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com pontuação mínima de 450 pontos na média das notas do exame e nota superior a zero na redação.

Também é necessário ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou da rede particular como bolsista; ser pessoa com deficiência ou ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura.

Neste último caso, não é necessário comprovar renda. Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Já para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

LeiaJá também

-> Prouni: respondemos dúvidas mais comuns dos candidatos

COMENTÁRIOS dos leitores