MEC deve retomar Educação Moral e Cívica às escolas
Disciplina foi implantada no Brasil durante o regime militar, em 1969, em substituição às disciplinas de filosofia e sociologia
Durante o programa "Bate-papo com o professor Vélez", produzido pelo Ministério da Educação (MEC), o ministro da pasta, Ricardo Vélez, afirmou que vai dar retomada à Educação Moral e Cívica (EMC) nas escolas. Segundo o representante do MEC, a disciplina é baseada em ensinar valores fundamentais para a vida cidadã.
"Havia, nas nossas antigas escolas, primárias e secundárias, no ensino fundamental e ensino médio, a educação moral e cívica. Isso foi esquecido, eu acho que seria necessário voltarmos a valorizar a educação cívica, a educação para a cidadania", disse o ministro.
Criada durante a ditadura militar, a Educação Moral e Cívica teve o objetivo de reforçar o civismo da população, o culto à pátria e ética, com base no ensino de hinos e símbolos nacionais. A disciplina se tornou obrigatória nas escolas de ensinos fundamental e médio no ano de 1969, substituindo as matérias de filosofia e sociologia. Junto a ela, também foi obrigatório o ensino de Organização Social e Político Brasileira (OSPB).