Colados em escola, cartazes com frases machistas viralizam
Professora responsável por atividade afirmou que imagens foram tiradas de contexto
Cartazes colados na Escola Estadual Padre Humberto Piacente, em Vila Velha, no Espírito Santo, causaram polêmica nas redes sociais ao longo da semana. Com frases como “Aprenda a se vestir a se comportar e a dar limites” e instruções sobre como a mulher deve se vestir, os materiais confeccionados por alunos foram espalhados na instituição pública de ensino e logo viralizaram na internet.
Após a revolta nas redes sociais, a escola se posicionou em publicação no Facebook e alegou que foi vítima de uma enorme injustiça. “Abaixo destas duas fotos tem o mural enaltecendo as mulheres e condenando as atitudes machistas muito forte atualmente. Infelizmente as fotos tiradas estavam incompletas e o projeto ficou sem sentido”, contou a professora responsável pela atividade.
Em entrevista ao portal de notícias G1, a diretora da escola, Fernanda Kelly Barbosa, afirmou que os cartazes fazem parte de um projeto sobre violência contra a mulher trabalhado com os alunos. Ela disse, ainda, que essa é apenas a primeira parte, intitulada de "o que as mulheres devem fazer para não serem desvalorizadas". A segunda parte, por sua vez, vai falar sobre "o que os homens estão fazendo com as mulheres". Ela esclareceu, ainda, que na atividade referente aos cartazes que viralizaram nas redes, a professora pediu que os alunos representassem frases que escutavam no convívio familiar que ofendiam as mulheres e dissessem o que pensavam sobre.