UFPE abre sindicância para apurar problemas no RU
'Serão apuradas denúncias de agressões verbais e até física a funcionários', informou a Universidade
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) informou nesta quinta-feira (25) que abrirá sindicância para apurar os incidentes no Restaurante Universitário (RU) do Campus Recife. Há acusações de que funcionários do estabelecimento foram agredidos durante um ato.
O RU ficou fechado após problemas estruturais e dificuldades contratuais com a antiga empresa que geria o serviço. Quando foi reaberto, o local foi palco de um protesto que pedia a volta das alimentações com valores parciais.
De acordo com a UFPE, o objetivo da sindicância é “punir os responsáveis devido à ocorrência de tumultos com invasão do refeitório por mais de 50 pessoas – desrespeitando o controle da catraca – na noite de ontem (24)”. “Também serão apuradas denúncias de agressões verbais e até física a funcionários da empresa terceirizada Verde Mar e da UFPE, nesta semana, nos horários de almoço e jantar. O Restaurante Universitário do Campus Recife ficou fechado durante todo o dia de hoje (25), em decorrência dos fatos mencionados”, acrescentou a instituição de ensino.
Para ajudar no processo de investigação, a Universidade solicitou à empresa prestadora do serviço imagens das câmeras de segurança instaladas no refeitório, bem como boletim da ocorrência registrado junto às autoridades.
“A UFPE também oficiou a empresa a fim de restabelecer o fornecimento do serviço a partir de segunda-feira (29), ou seja, o RU permanecerá fechado amanhã (26)”, comunicou a Universidade.
Outra medida adotada é a ampliação dos serviços de segurança no RU, cuja intenção é garantir o funcionamento do local e a integridade física das pessoas. “As decisões foram tomadas após reuniões realizadas hoje entre a Administração da Universidade, representantes da empresa terceirizada, da Procuradoria Regional Federal junto à UFPE e da Superintendência de Segurança Institucional. Três estudantes assistidos pelo RU participaram de reunião na Reitoria no período da tarde”, finalizou a UFPE.