Estudantes promoverão 'balbúrdia' em Pernambuco

Evento, que contará com participação de estudantes da UFPE e UFRPE, tem o objetivo de conscientizar a população sobre as benefícios dos projetos acadêmicos

por Camilla de Assis qua, 08/05/2019 - 16:28
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo Estudantes da UFPE e UFRPE participarão do evento Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

Estudantes das Universidades Federal de Pernambuco (UFPE) e Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) realizarão "balbúrdia" neste sábado (11), em vários pontos do Recife. A ação faz parte de um protesto realizado em todo o Brasil, que integra o Dia Nacional da Balbúrdia Universitária. O encontro tem o objetivo de mostrar à comunidade externa a contribuição acadêmica para a sociedade, em queixa à fala do ministro da Educação Abraham Weintraub, que declarou corte de verbas para universidade promotoras de "bagunça" nos campi.

Entretanto, durante o protesto, os estudante irão apresentar seus trabalhos acadêmicos de pesquisa, projetos e extensões para a população. "Temos conosco uma equipe muito plural em defesa da educação. Conhecemos pessoas que realizam pesquisa sobreo zika vírus, que fazem atendimento à população. Queremos que a comunidade externa perceba que os cortes são maléficos para a população", afirma o criador do perfil Balbúrdia UFPE, Italo Ferreira. 

Os atos serão realizados pelos estudantes da UFPE na praça do Derby e no Terminal Integrado do Recife (metrô), área central da cidade, em Jaboatão Velho e no município de Vitória de Santo Antão. Já os estudantes da UFRPE farão a colaboração com o ato na Praça do Derby, Praça da Independência e Parque 13 de Maio, na capital pernambucana. Além disso, haverá mobilização no Parque da Jaqueira, na Zona Norte do da cidade.

Atos semelhantes foram realizados durante esta semana. Nesta terça-feira (7), estudantes da Universidade Federal da Bahia (UFBA) realizaram caminhada com faixas e cartazes. Alunos da Universidade Federal da Sergipe (UFS) também promoveram mobilização em prol da instituição. Já na segunda-feira (6), dicentes e docentes realizaram um abraço simbólico na Universidade de Brasília (UnB).

COMENTÁRIOS dos leitores