Contingenciamento de verba do MEC preocupa IFPE
Reitora da instituição falou que servidores lutam para reverter quadro preocupante
O contingenciamento no orçamento de instituições de ensino federais anunciado pelo Ministério da Educação preocupa os servidores do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), que anunciou, nesta terça-feira, 3,2 mil vagas para o vestibular 2019.2 nos campi do Estado. Segundo a reitora da instituição, a professora Anália Ribeiro, os servidores estão lutando para reverter o quadro.
“De fato há algumas possibilidades das nossas atividades sofrerem consequências mais drásticas, mas também há uma grande realidade de que nós trabalhamos com esperança e com educação como fator de construção da sociedade”, afirmou a representante da instituição.
Ela afirmou, ainda, que nesse sentido, o vestibular anunciado nesta terça funciona como uma bandeira. “É uma bandeira de que a educação não pode se submeter e nem se invernar às possibilidades de desconstrução de um projeto de educação democrática” explicou a reitora. Para ela, o vestibular IFPE no contextual faz parte da luta da instituição por uma educação de qualidade, pública e que sirva a toda a sociedade.
Entre as novidades anunciadas pelo instituto para o segundo semestre de 2019 estão a disposição de 60% das vagas de vestibular para alunos de escolas públicas e a criação de um novo curso, de engenharia de software, no campus de Belo Jardim, no Agreste do Estado. As inscrições abrem nesta terça-feira (14) e seguem disponíveis pelo site da Cvest até o dia 9 de junho.
*Com informações da repórter Francine Nascimento