Aulão beneficente aborda democracia no Recife
O evento foi realizado no bairro do Derby, área central do Recife
Este sábado (25) começou, no bairro do Derby, área central do Recife, com um aulão beneficente sobre democracia para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O encontro foi realizado das 9h às 12h, no espaço Tereza Albuquerque, e teve o objetivo de destrinchar os detalhes da democracia no Brasil e no mundo.
Ministrado pelos professores de história Salviano Feitosa e Thaís Almeida, o encontro reuniu cerca de 120 estudantes. Com ingressos a R$ 10, toda a renda arrecadada será revertida para o Vestibular Cidadão. "Apenas o valor das matrículas não está sendo suficiente para manter o Vestibular Cidadão. Então, Thaís me ligou às 2h com a brilhante ideia de fazermos um aulão para arrecadar dinheiro para o projeto", brincou Feitoza. O projeto oferece aulas pré-vestibulares gratuitas para estudantes oriundos de escolas públicas.
De acordo a professora Thais, o tema do encontro é importante em diversas formas para o estudante. "Esse aulão serve tanto para refletir o contexto político atual como forma de identificar outras possibilidades de democracia. Isso porque o governo Bolsonaro, por exemplo, é fruto de uma série de demandas atendidas pelas fragilidades democráticas que vivemos ainda hoje", explicou.
A vestibulanda de medicina Camila Moura participou do aulão e acredita no tema como forma de ampliar as possibilidades de bagagem teórica para o Enem. "Estudar democracia significa ter conhecimento para, além de responder bem às questões de história, conseguir embasar bem uma redação, por exemplo" destacou. Também presente no aulão, a graduanda em história Lara Arruda, 22, vê o tema democracia como maneira de entender o cenário atual. "Para além do vestibular, esse aulão serve para entender o contexto abordado de forma aprofundada, o que deveria funcionar atualmente e o que não funciona", opina a jovem.