Enem 2020 já tem datas definidas
Prova será realizada três vezes: em outubro, novembro e dezembro de 2020
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciou durante coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira (3) as datas do Exame Nacional do Ensino Médio 2020. Segundo o representante da pasta, os 50 mil alunos que optarem pela prova digital poderão fazê-la nos dias 11 e 18 de outubro de 2020. Quem for fazer a prova regular, impressa no papel, terá os dias 1 e 8 de novembro de 2020.
O Enem Digital, que ocorrerá de forma “piloto” com um investimento de R$ 20 milhões, será aplicado a alunos de 15 capitais brasileiras - ainda não anunciadas - que optarem por isso na hora da inscrição. Se houver algum problema na aplicação das provas, esses alunos poderão fazer a versão normal durante a reaplicação do exame, que ocorre anualmente. “Se ele não conseguir fazer a prova ele será redirecionado para o Enem Reaplicação, que ocorre em dezembro”, lembra.
No ano de 2021, duas provas digitais serão aplicadas além das regulares. De 2022 até 2025 as provas digitais devem ser feitas ao longo do ano em um número máximo de quatro vezes, junto à de papel. Em 2026, apenas o Enem Digital deve ser aplicado no Brasil.
“Ele não é um simulado. Vai ser uma prova. Vai valer para classificação, só que é um projeto piloto em 2020”, afirmou o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Alexandre Lopes. Apesar do anúncio das datas, ainda não há um edital que oficialize os dias de realização do Enem 2020. As provas de 2019 serão feitas em dois domingos, nos dias 3 e 10 de novembro.
LeiaJá Também:
--> Enem vai começar a ser digital em 2020
--> Provas do Enem devem ser feitas por agendamento no futuro
--> Redação do Enem passará a ser digitada, revela Inep
--> Bolsonaro não leu e não lerá a prova do Enem 2019, diz MEC