Enem Digital será aplicado para alunos de 15 capitais

Informação foi dada pelo Ministro da Educação na manhã desta quarta

por Lorena Barros qua, 03/07/2019 - 09:39
MEC / Facebook Coletiva foi dada na manhã desta terça MEC / Facebook

Cinquenta mil alunos de 15 capitais diferentes poderão escolher fazer o Enem Digital em 2020. A medida foi anunciada pelo Ministro da Educação, Abraham Weintraub, e pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Alexandre Lopes, em coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira (3).

No ano de 2020, o modelo piloto que será aplicado aos 50 mil alunos custará R$ 20 milhões aos cofres públicos e os candidatos poderão, no ato da inscrição, escolher ou não fazê-lo. Se a aplicação não funcionar, os alunos poderão fazer a prova novamente. “O aluno que optar pelo modelo digital não será prejudicado. Se ele tiver algum problema na prova ele será redirecionado para o Enem tradicional, que vai ser aplicado normalmente”, afirmou Lopes. As capitais não foram detalhadas na coletiva de imprensa.

A prova digital terá os mesmos moldes na prova de papel para garantir a isonomia da aplicação. Segundo o ministro, as datas previstas para a aplicação do Enem digital são 11 e 18 de outubro de 2020. O exame regular, por sua vez, deve ser realizado nos dias 1 e 8 de novembro de 2020. 

O Ministério da Educação não vai comprar computadores para a realização das provas. “A gente não vai usar computadores, a gente vai usar bases instaladas que já têm hoje, Quando a gente pensa em fazer uma prova a gente procura o que? Uma sala com cadeiras com braço para fazer”, compara Lopes. 

LeiaJá Também:

--> Enem vai começar a ser digital em 2020

--> Provas do Enem devem ser feitas por agendamento no futuro

 

COMENTÁRIOS dos leitores