Jovem Senador: escolas têm uma semana para enviar redação

Vencedores do concurso têm a oportunidade de simular a atuação dos senadores da República

por Bruna Oliveira sex, 09/08/2019 - 14:07
Roque de Sá/Agência Senado Estudantes participam do Projeto Jovem Senador Roque de Sá/Agência Senado

Escolas públicas estaduais de todo o Brasil e do Distrito Federal que desejam realizar a inscrição de seus alunos, de até 19 anos, no Projeto Jovem Senador 2019, têm até a sexta, 16 de agosto para enviar para a Secretaria de Educação ou Regional de Ensino a redação do aluno, ficha de inscrição e cópias frente e verso do RG e CPF do estudante, professor e responsável legal do educando.

O concurso nacional, que tem como objetivo estimular os estudantes do ensino médio à reflexão sobre política, democracia e exercício da cidadania, este ano adotou como tema da redação “Cidadão que acompanha o orçamento público dá valor ao Brasil”. O texto deve ser dissertativo-argumentativo e conter de vinte a trinta linhas.

O resultado do Projeto será divulgado no dia 11 de outubro, no qual os 27 melhores textos serão automaticamente selecionados para que seus autores – um por unidade da Federação – vivencie, em Brasília, o processo de discussão e elaboração das leis do país, simulando a atuação dos senadores da República durante uma semana. Professores e escolas também serão contemplados com prêmios.

O Jovem Senador é realizado todos os anos e possui um nome-síntese que é utilizado para se referir ao conjunto das atividades do Programa Senado Jovem Brasileiro, criado por meio da Resolução 42/2010 e que engloba o Projeto Jovem Senador e o Concurso de Redação do Senado Federal.

 

COMENTÁRIOS dos leitores