Enem: exame nas unidades prisionais será em dezembro

Inep divulga edital do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade Jovens sob Medida Socioeducativa (Enem PPL)

por Bruna Oliveira sex, 30/08/2019 - 09:39
Paulo Uchoa/LeiaJá Imagens Provas serão aplicadas nos dias 10 e 11 de dezembro Paulo Uchoa/LeiaJá Imagens

Na última quarta-feira (28), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o edital do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade Jovens sob Medida Socioeducativa (Enem PPL) 2019. Os órgãos de Administração Prisional e Socioeducativa das Unidades da Federação que desejam indicar as Unidades Prisionais e Socioeducativas têm de 16 a 27 de setembro para firmar o Termo de Adesão, Responsabilidades e Compromissos e de 23 de setembro a 4 de outubro para realizar as inscrições dos interessados em participar do exame, ambos devem ser feitos por meio do site do Inep. A participação do candidato no processo seletivo é voluntária e gratuita.

As provas do Enem PPL serão realizadas nos dias 10 e 11 de dezembro e, assim como Enem convencional,  o exame é composto por uma redação em Língua Portuguesa e de quatro provas objetivas com quarenta e cinco questões de múltipla escola.

No primeiro dia, o Enem PPL começa às 13h30 e segue até as 19h, no qual os candidatos devem fazer uma prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Já no segundo dia, os feras encaram as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, que começam às 13h30 e terminam às 18h30. As informações completas estão no edital de abertura.

Os reeducandos que forem aprovados no Enem PPL precisam receber autorização da Justiça para cursar a universidade. Bom comportamento e progressão de regime são levados em conta, entre outros fatores.

Os órgãos de Administração Prisional e Socioeducativa das Unidades da Federação podem solicitar atendimento especial para pessoas que possuem baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo e/ou discalculia no ato da inscrição.

De acordo com o Inep, as provas do Enem PPL têm o mesmo nível de dificuldade do Enem regular. A única diferença é a aplicação dentro de unidades prisionais, incluindo penitenciárias, cadeias públicas, centro de detenção provisória e instituições de medidas socioeducativas. A aplicação é posterior ao Enem regular e ocorre em dias úteis.

 

COMENTÁRIOS dos leitores