Entenda: saúde mental pode ser tema de redação do Enem

Professores ainda explicam como desenvolver uma boa redação diante da temática

por Bruna Oliveira qui, 10/10/2019 - 15:26
Freepik Segundo a OMS, no Brasil 9,3% da população convive com a ansiedade Freepik

Com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a questão da saúde mental e combater o preconceito relacionado à saúde psicológica, a Federação Mundial de Saúde Mental instituiu o dia 10 de outubro como o Dia Mundial da Saúde Mental, em 1992. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada quarenta segundos, uma pessoa morre por suicídio. No Brasil, 9,3 % da população convive com o transtorno de ansiedade.

Diante destes fatos, o professor de redação Diogo Didier, acredita que saúde mental pode ser tema da redação da edição 2019 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).  “É uma discussão super interessante e o mais esperado é que caia algo ligado ao suicídio, pela questão do viés juvenil, além da depressão, que é um mal que acomete a sociedade. Já a ansiedade, pode cair também como um outro ponto correlato.”, explica o docente.

De acordo com Felipe Rodrigues, professor de linguagens e redação, na presença desse tema na prova, é muito importante que, primeiramente, o aluno tenha consciência dos problemas e das consequências trazidas pelas doenças relacionadas à saúde mental. “A depressão, por exemplo, é uma doença que pode levar o indivíduo a uma consequência drástica, que é a morte”, declara o docente.

A estrutura da redação

Para uma boa introdução, Didier conta que o ideal é que o aluno comece como, em suas palavras, "o Enem gosta": com uma alusão histórica. “Para não ficar tão comum, o fera pode ligar história e literatura em um único enunciado ao citar, por exemplo, a segunda geração do romantismo e o byronismo, que está ligado ao mal do século”, explica.

“Na argumentação é importante que o aluno fale sobre determinados problemas relacionados à saúde mental, mas que foque em apenas um, para não fugir do seu argumento”, declara Rodrigues sobre como o fera deve realizar o desenvolvimento da redação, além de alertar sobre a importância dele não deixar de falar sobre o Sistema Público de Saúde (SUS). 

Segundo Diogo Didier, a argumentação é a parte que mais interessa para a banca, já que é nela que o candidato mostra seus conhecimentos para o corretor. Por isso, ele deve ser inovador. “Colocar estudos ligados à análise do suicídio, depressão e ansiedade é uma boa alternativa, além de citar obras literárias também.”, comenta.

Já sobre a proposta de intervenção, o professor Felipe Rodrigues conta que é o ideal é que ela esteja presente na conclusão, para que, assim, não tome o espaço da argumentação. No entanto, ressalta que o estudante não pode esquecer a estrutura do texto. “É importante que o aluno fale sobre criar uma proposta de intervenção em que o assunto seja trabalhado dentro do ambiente escolar, com oficinas e gincanas, por exemplo, mas ele também não pode esquecer que precisa fechar a conclusão dos problemas que já foram pontuados.”, esclarece.

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